Histórico do mercado

Visão Geral do Mercado de Pet Shop

O mercado de pet shop no Brasil é relativamente recente, mas tudo indica que o sucesso deste setor em outras regiões do planeta está próximo de acontecer em nosso país.

Fenômenos como a humanização dos animais de estimação, que está diretamente ligada à evolução do consumo de produtos e serviços voltados para esse novo tipo de consumidor, tornam-se cada vez mais relevantes enquanto atividade econômica. Resta agora saber qual tipo de canal será privilegiado pelos consumidores, uma vez que o potencial de mercado de animais coloca em cena novos modelos de lojas, cada vez mais diferenciadas, enquanto outros canais já consagrados (hipermercados e supermercados) também se preocupam com sua participação nesta evolução. Entender o comportamento de compra deste novo consumidor é primordial para saber qual é a melhor decisão a ser tomada, não só para acompanhar o crescimento, mas também para aumentar sua permanência.

Segundo a Assofauna, 63% das famílias brasileiras de classe A e B possuem animais de estimação e os consideram como membros da família. Este número passa para 64% quando se trata da classe C.

Crescimento do Setor

A população de animais de estimação cresce proporcionalmente ao número de pessoas. Cada vez mais, os bichinhos ganham espaço dentro das casas. As razões são diversas e quem mais ganha com isso são os pet shops. Além disso, o setor apresenta um crescimento médio de 17% ao ano desde 1995. O serviço não era muito difundido antes dessa época. Segundo a Assofauna, o mercado movimenta cerca de US$ 1,5 bilhões ao ano. Cerca de 25 milhões de cães, 11 milhões de gatos, 4 milhões de pássaros e ainda 500 mil aquários no país - esses números correspondem aos animais domésticos que são responsáveis por todo esse crescimento. Estima-se que existem hoje na cidade de São Paulo cerca de 600 mil cães sem donos. Uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International, intitulada 'Pet Food and Pet Care Products in Brasil 2002', revela que os acessórios para animais de estimação cresceram 185% de 1996 a 2000.

Estima-se que em 2005 o mercado alcance R$ 6,5 bilhões. O Brasil possui a terceira maior população de cães do mundo, ficando somente atrás dos Estados Unidos e China, e 90% do volume de pet food é destinado a eles. Estima-se que em 3 anos o percentual de cães e gatos alimentados com ração no Brasil avance da atual faixa de 50% para depois crescer a taxas menores.

Comportamento do Consumidor

Ainda hoje:

  • 43% alimentam seus animais com comida caseira.
  • 23% alimentam seus animais com alimentos industrializados.
  • 34% misturam ambas.

Diante deste crescimento acelerado e mudança, houve um descompasso entre o perfil do consumidor e sua expectativa frente às lojas existentes, dando margem, então, à entrada no mercado de novas lojas com o perfil de marketing de relacionamento.

Atualmente, dentro de nossa visão de consultoria, enfatizamos a ótica de olharmos as lojas pet shop como terapia e relacionamento e, como consequência de um bom trabalho, a fidelização e comercialização dos produtos.

Ressaltamos que o tripé para o sucesso do negócio é: produto de qualidade, inovação e marketing de relacionamento, sendo este último item que representa maior peso no desenvolvimento do ponto.

Dados de Contato

Consultoria Palma
Eraldo Palma - Celular: (11) 9885-0210
Elizabeth Palma - Celular: (11) 9625-5170
Marco Antonio da Rocha - Celular: (11) 8112-2957
Rua José Albano, 70 Pirituba - São Paulo / SP
Fone: (11) 3972-1941
Site: www.palma.com.br
E-mail: palmapet@pop.com.br

Veja também

O sucesso não ocorre por acaso
Entenda como o sucesso empresarial não é fruto do acaso, mas sim de estratégias bem definidas e conhecimento do mercado.

Competitividade e responsabilidade social
A responsabilidade social é crucial para a competitividade das empresas no mercado atual, impactando diretamente seu sucesso e sustentabilidade.

A realidade é outra
O mercado pet vive um momento de inovação e desafios, exigindo excelência no atendimento e capacitação das equipes.

Como driblar a inadimplência
Dicas e orientações para driblar a inadimplência no comércio, com foco no mercado pet e opções de pagamento seguras.

Entre em contato

Mensagem enviada!