Hábitos de compra
Comportamento do Consumidor no Mercado Pet
O mercado pet apresenta novos modelos de lojas, cada vez mais diferenciadas e com alto padrão de qualidade no atendimento, conhecido como marketing de relacionamento.
Nesta visão, é fundamental entender o comportamento de compra deste novo consumidor e como superar suas expectativas.
Com o crescimento do mercado pet, as universidades começaram a se interessar em explorar essa história, especialmente o que levou as pessoas à humanização dos animais de estimação.
O primeiro trabalho nesse sentido foi o MBA da Universidade de São Paulo (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FIA-SP) – MBA de Varejo – turma 8, junho de 2003, com o tema O Comportamento de Compra dos Consumidores de Produtos para Animais de Estimação na Grande São Paulo.
Neste trabalho, atuamos como agentes de informação e colaboração para entender esse novo perfil do consumidor, mostrando que as lojas passaram a ser muito mais um ponto de encontro e lazer, e como consequência de um bom relacionamento, a comercialização dos produtos.
Esse estudo foi fundamental através da aplicação de 600 questionários em pet shops, supermercados e hipermercados de São Paulo.
O resultado foi tão interessante que decidimos divulgá-lo.
A preferência de compra dos consumidores é em pet shops, com 46%.
A maior parte dos consumidores é do sexo feminino (52%), e mais de 83% possuem animais de estimação.
As lojas são visitadas para:
- Compra de presente: 12,5%
- Adquirir animal: 14,6%
- Lazer, passeio: 12,5%
- Apenas conhecer: 27,1%
- Outros: 33,3%
As pessoas que mais frequentam as lojas estão entre 21 e 54 anos, são casadas (51%) e não possuem filhos (57%). Elas moram a 15 minutos da loja (46%) e possuem carro próprio (87%).
Consideram seu animal de estimação como companheiro, amigo e fiel, um membro da família (82%), e costumam gastar de R$ 11,00 a R$ 50,00 (60%) cada vez que vão à loja.
Fazer compras é uma oportunidade de ver as novidades e é um programa prazeroso (59%).
Quando viajam, deixam seus animais de estimação com amigos, parentes ou empregada.
As pesquisas indicaram que, cada vez mais, os animais de estimação são vistos como membros da família, para os quais os donos estão dispostos a fazer sacrifícios e investimentos; 53,6% gastariam o quanto fosse preciso com veterinário.
Isso tem levado, por vezes, a oferecer produtos e serviços diferenciados e exclusivos, como psicólogos e massagistas para cães, refrigerantes, chicletes e chocolates. Apesar de esse tipo de negócio ainda ser incomum, o status humano dos animais fica fortemente evidenciado no aprimoramento da qualidade do alimento oferecido.
Muito do impulso de antropomorfizar o animal se origina nos desejos humanos de demonstrar amor por eles. O que se observou nos clientes entrevistados foi que esse desejo se expressa, via compras, de forma a paparicar seus animais, projetando no animal e no proprietário uma dupla recompensa: um sentimento de ter feito algo de bom para seu animal e a gratificação que vem de qualquer demonstração visível de satisfação.
Para atender a esse novo perfil, é necessário que ocorra o treinamento de pessoal qualificado aliado à finalidade por animais. Para criar essa conexão entre o ambiente da loja e os clientes, estamos entrando na era do profissionalismo, e para que isso ocorra, é necessário que as lojas invistam em treinamento do pessoal, como:
- Gestão de Pet Shop
- Atendimento ao Cliente
- Noções Financeiras (controles, fluxo de caixa)
- Marketing e Merchandising
- O Negócio Banho e Tosa
- Especialização em Banho e Tosa
Os interessados nos cursos em questão devem entrar em contato com a Consultoria Palma, pois estaremos montando turmas por região.
Consultoria Palma
Eraldo Palma - Celular: (11) 9885-0210
Elizabeth Palma - Celular: (11) 9625-5170
Marco Antonio da Rocha - Celular: (11) 8112-2957
Rua José Albano, 70 Pirituba - São Paulo / SP
Fone: (11) 3972-1941 / Site: www.palma.com.br
E-mail: palmapet@pop.com.br
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