O mercado de pet shop no Brasil é relativamente recente porém, tudo indica que o sucesso deste mercado em outras regiões do planeta esta próximo de acontecer em nosso país.
Fenômenos como a humanização dos animais de estimação, a qual esta diretamente ligada à evolução do consumo de produtos e serviços voltados para este novo tipo de consumidor, torna-se cada vez mais relevante enquanto atividade econômica. Resta agora saber qual tipo de canal será privilegiado pelos consumidores, uma vez que o potencial de mercado de animais coloca em cena novos modelos de lojas, cada vez mais diferenciadas, enquanto que outros canais ja consagrados (Hipermercado e Supermercado) também se preocupam com sua participação nesta evolução. Enfim, entender o comportamento de compra neste novo consumidor é primordial para saber qual e melhor decisão a ser tomada de forma não só de acompanhar o crescimento, como também aumentar sua permanência.
Segundo a Assofauna 63% das famílias brasileiras de classe A e B possuem animais de estimação e os consideram como membros da família. Este número passa para 64% quando se trata da classe C.
A população de animais de estimação cresce proporcionalmente ao número de pessoas. Mas a cada dia os bichinhos ganham mais espaços dentro das casas. As razões são diversas e quem mais ganha com isso são os pet shops. Além disso, o setor apresenta um crescimento médio de 17% ao ano, desde 1995. "O serviço não era muito difundido antes dessa época. Segundo a Assofauna, o mercado movimenta cerca de US$ 1,5 bilhões ao ano. Cerca de 25 milhões de cães, 11milhões de gatos, 4 milhões de pássaros e ainda 500 mil aquários no País - esses números correspondem aos animais domésticos que são os responsáveis por todo esse crescimento. Estima-se ainda que existem hoje na cidade de S. Paulo, Cerca de 600 mil cães sem donos. Uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International intitulada Pet Food and Pet Care Products in Brasil 2002 revela que os acessórios para animais de estimação cresceu 185% de 96 à 2000.
Estima-se que 2005 o mercado alcance R$ 6,5 bilhões. O Brasil possui a terceira maior população de cães do mundo, ficando somente atrás dos Estados Unidos e China e 90% do volume de pet food é destinada a eles. Estima-se que em 3 anos o percentual de cães e gatos alimentados com ração no Brasil avance da atual faixa para 50%, para depois crescer a taxas menores.
Ainda hoje:
43% alimentam seus animais com comida caseira.
23% alimentam seus animais com alimento industrializados.
34% Misturam ambas.
Diante deste crescimento acelerado e mudança houve um descompasso entre o perfil do consumidor e a sua expectativa, frente ás lojas existente, dando margens então a entrada no mercado de novas lojas com o perfil de marketing de relacionamento.
Atualmente dentro de nossa visão de consultoria, enfatizamos a ótica de olharmos as lojas pet shop como terapia e relacionamento e como conseqüência de um bom trabalho a fidelização, e comercialização dos produtos.
Ressaltamos que o tripé para o sucesso do negócio é:
Produto de qualidade, inovação e marketing de relacionamento, sendo este ultimo item que representa maior peso no desenvolvimento do ponto.
CONSULTORIA PALMA
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