Nos últimos tempos um problema que vem assustando o comércio em geral é a inadimplência.
Este é um tema que vem sendo discutido em vários veículos de divulgação, tais como revistas, jornais de grande circulação, etc. Assim sendo enfocamos o tema voltado para o mercado Pet que também está inserido no segmento do comércio.
Neste contexto podemos destacar uma dúvida que sempre surge quanto aos recebimentos: Cheque, cartão ou dinheiro?
Conhecedores deste problema é que descrevemos algumas dicas importante como se precaver quanto a driblar a inadimplência.
1. Recebimento de cheques
- Firme um convênio entre a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo e Serasa . Através deste convênio você obterá informações sobre as restrições de pessoas físicas ou jurídicas referentes a bancos, fóruns e cartórios, mediante consultas efetuadas por telefone, fax, fax-modem e internet.
Conheça abaixo os códigos de devolução de cheques utilizados pelos bancos:
- Alínea 11 – cheque sem fundos (primeira apresentação)
- Alínea 12 – cheque sem fundos (Segunda apresentação)
- Alínea 13 – conta encerrada
- Alínea 21 – sustação pelo correntista
- Alínea 22 – divergência ou insuficiência de assinatura
- Alínea 23 – por desacordo comercial
- Alínea 24 – bloqueio judicial pelo banco central
- Alínea 25 – cancelamento do talonário pelo banco
- Alínea 28 – sustação por roubo ou furto
- Alínea 29 – falta de confirmação do talão pelo correntista
- Alínea 31 – erro formal
- Alínea 35 – cheque fraudado
- Alínea 45 – emitido por entidade obrigada a movimentar sob ordem bancária
- Alínea 49 – apresentação indevida
- Alínea 44 – cheque prescrito
- Alínea 49 – reapresentação indevida por alínea 12, 13, 14, 25, 35, 43, 44 e 45
- Alínea 92 – cheque sem fundos, que o banco pagou e a pessoa não reembolsou
OS DEZ MANDAMENTOS DE QUEM RECEBE CHEQUE
- Exija o cartão do banco, o original da cédula de identidade e peça um número de telefone ao portador;
- Peça o endereço do cliente para cadastro
- Anote esses dados no verso do cheque
- Verifique o valor extenso e numérico e data de emissão
- Checar se os números que estão na parte de cima do cheque batem com os que aparecem impressos na parte de baixo
- Cuidado com contas abertas a menos de um ano, se possível negocie outra forma de pagamento
- Não aceite cheques previamente preenchidos, nem rasurados
- Consulte antes de aceitar, uma das centrais de proteção ao cheque
- Evite aceitar cheques não personalizados ou desbotados,
- Em dúvida, ligue no ato para confirmar a validade do telefone e endereço informado. Persistindo a dúvida, condicione a venda à prévia compensação do cheque
- Respeite sempre o cliente. Explique que os procedimentos adotados têm por objetivo proteger pessoas honestas como ele.
2. CARTÃO DE CRÉDITO
Outra opção de pagamento é através de cartões de crédito, porém é um recurso que envolve um dispêndio extra, pois as administradoras cobram taxas para o repasse do dinheiro que só ocorre após 30 dias.
Nesta opção o empresário necessita de capital de giro suficiente para não ficar descapitalizado. Por outro lado o cartão pode ser considerado um estímulo ao consumo.
Na modalidade cartão de crédito, pode-se escolher entre treis opções:
- Utilização da máquina manual
. Este processo requer que os comprovantes de pagamento sejam levados ao banco e pedir autorização por telefone, demorando a operação em média de 3 a 5 minutos.
- Utilização da máquina POS.
É conectada a uma linha telefônica e efetua a transação automáticamente. O aluguel mensal é de R$ 60,00 – um dos equipamentos da visanet pode ser compartilhado com a America Express e custa R$ 70,00.
- Utilização do leitor de trilha.
Conectado ao telefone só que mais simples que o POS, com um aluguel de R$ 10,00 por mês.
Obs. A escolha do tipo de máquina depende do número de transações efetuadas no mês.
Ressalta-se que este é um das melhores opções, pois o nível de inadimplência é quase zero e há uma outra vantagem, no caso de roubo os ladrões não tem como receber as vendas efetuadas através desta transação, portanto diminuindo consideravelmente o prejuízo.
Cabe destacar ainda, que através das máquinas POS, também pode ser efetuado o débito automático e as taxas variam de 2 a 3,5% sobre o valor da compra.
Conheça a seguir as taxas dos cartões:
Administradora Bandeiras Taxas Taxas
(cartões de crédito) (débito automático)
Administradora |
Bandeiras |
Taxas (cartões de crédito) |
Taxas (débito automático) |
Visanet |
Visa Visa Electron Visafácil |
3,7 a 5% |
2,5 a 3,5% |
Redecar |
Mastercard Diners Club Redeshop Eletronic |
4 a 5% |
em torno de 2% |
Uma outra opção é o recebimento com dinheiro, porém o número de cédulas falsas também tem aumentado, portanto cuidado ao receber dinheiro vivo não esqueça de olhar com cuidado as notas e verificar:
- A qualidade do papel
- A marca d"agua
- A gravura, etc.
Algumas lojas atualmente preferem trabalhar também com o parcelamento, sendo a primeira no ato e a Segunda no cartão ou no cheque pré.
Todas opções acima são válidas desde com as devidas precauções e limitações. Analise muito bem e não esqueça que há algumas opções que induzem o cliente a consumir mais.
Tenha a certeza que você mesmo pode DRIBLAR A INADIMPLÊNCIA e fazer do seu negócio uma oportunidade rentável.
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