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COMO DRIBLAR A INADIMPLÊNCIA

Nos últimos tempos um problema que vem assustando o comércio em geral é a inadimplência.

Este é um tema que vem sendo discutido em vários veículos de divulgação, tais como revistas, jornais de grande circulação, etc. Assim sendo enfocamos o tema voltado para o mercado Pet que também está inserido no segmento do comércio.

Neste contexto podemos destacar uma dúvida que sempre surge quanto aos recebimentos: Cheque, cartão ou dinheiro?

Conhecedores deste problema é que descrevemos algumas dicas importante como se precaver quanto a driblar a inadimplência.

1. Recebimento de cheques

  • Firme um convênio entre a Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo e Serasa . Através deste convênio você obterá informações sobre as restrições de pessoas físicas ou jurídicas referentes a bancos, fóruns e cartórios, mediante consultas efetuadas por telefone, fax, fax-modem e internet.

Conheça abaixo os códigos de devolução de cheques utilizados pelos bancos:

  • Alínea 11 – cheque sem fundos (primeira apresentação)

  • Alínea 12 – cheque sem fundos (Segunda apresentação)

  • Alínea 13 – conta encerrada

  • Alínea 21 – sustação pelo correntista

  • Alínea 22 – divergência ou insuficiência de assinatura

  • Alínea 23 – por desacordo comercial

  • Alínea 24 – bloqueio judicial pelo banco central

  • Alínea 25 – cancelamento do talonário pelo banco

  • Alínea 28 – sustação por roubo ou furto

  • Alínea 29 – falta de confirmação do talão pelo correntista

  • Alínea 31 – erro formal

  • Alínea 35 – cheque fraudado

  • Alínea 45 – emitido por entidade obrigada a movimentar sob ordem bancária

  • Alínea 49 – apresentação indevida

  • Alínea 44 – cheque prescrito

  • Alínea 49 – reapresentação indevida por alínea 12, 13, 14, 25, 35, 43, 44 e 45

  • Alínea 92 – cheque sem fundos, que o banco pagou e a pessoa não reembolsou

OS DEZ MANDAMENTOS DE QUEM RECEBE CHEQUE

  • Exija o cartão do banco, o original da cédula de identidade e peça um número de telefone ao portador;

  • Peça o endereço do cliente para cadastro

  • Anote esses dados no verso do cheque

  • Verifique o valor extenso e numérico e data de emissão

  • Checar se os números que estão na parte de cima do cheque batem com os que aparecem impressos na parte de baixo

  • Cuidado com contas abertas a menos de um ano, se possível negocie outra forma de pagamento

  • Não aceite cheques previamente preenchidos, nem rasurados

  • Consulte antes de aceitar, uma das centrais de proteção ao cheque

  • Evite aceitar cheques não personalizados ou desbotados,

  • Em dúvida, ligue no ato para confirmar a validade do telefone e endereço informado. Persistindo a dúvida, condicione a venda à prévia compensação do cheque

  • Respeite sempre o cliente. Explique que os procedimentos adotados têm por objetivo proteger pessoas honestas como ele.

2. CARTÃO DE CRÉDITO

Outra opção de pagamento é através de cartões de crédito, porém é um recurso que envolve um dispêndio extra, pois as administradoras cobram taxas para o repasse do dinheiro que só ocorre após 30 dias.

Nesta opção o empresário necessita de capital de giro suficiente para não ficar descapitalizado. Por outro lado o cartão pode ser considerado um estímulo ao consumo.



Na modalidade cartão de crédito, pode-se escolher entre treis opções:

  • Utilização da máquina manual. Este processo requer que os comprovantes de pagamento sejam levados ao banco e pedir autorização por telefone, demorando a operação em média de 3 a 5 minutos.

  • Utilização da máquina POS. É conectada a uma linha telefônica e efetua a transação automáticamente. O aluguel mensal é de R$ 60,00 – um dos equipamentos da visanet pode ser compartilhado com a America Express e custa R$ 70,00.

  • Utilização do leitor de trilha. Conectado ao telefone só que mais simples que o POS, com um aluguel de R$ 10,00 por mês.

Obs. A escolha do tipo de máquina depende do número de transações efetuadas no mês.

Ressalta-se que este é um das melhores opções, pois o nível de inadimplência é quase zero e há uma outra vantagem, no caso de roubo os ladrões não tem como receber as vendas efetuadas através desta transação, portanto diminuindo consideravelmente o prejuízo.

Cabe destacar ainda, que através das máquinas POS, também pode ser efetuado o débito automático e as taxas variam de 2 a 3,5% sobre o valor da compra.

Conheça a seguir as taxas dos cartões:

Administradora Bandeiras Taxas Taxas

(cartões de crédito) (débito automático)

Administradora Bandeiras Taxas
(cartões de crédito)
Taxas
(débito automático)
Visanet Visa
Visa Electron
Visafácil
3,7 a 5% 2,5 a 3,5%
Redecar Mastercard
Diners Club
Redeshop
Eletronic
4 a 5% em torno de 2%

Uma outra opção é o recebimento com dinheiro, porém o número de cédulas falsas também tem aumentado, portanto cuidado ao receber dinheiro vivo não esqueça de olhar com cuidado as notas e verificar:

  • A qualidade do papel
  • A marca d"agua
  • A gravura, etc.
Algumas lojas atualmente preferem trabalhar também com o parcelamento, sendo a primeira no ato e a Segunda no cartão ou no cheque pré.

Todas opções acima são válidas desde com as devidas precauções e limitações. Analise muito bem e não esqueça que há algumas opções que induzem o cliente a consumir mais.

Tenha a certeza que você mesmo pode DRIBLAR A INADIMPLÊNCIA e fazer do seu negócio uma oportunidade rentável.

Consultoria e Representações Palma - Rua José Albano, 70 - Pirituba - São Paulo - SP - CEP 02937-000.
Fone: 3974-9608 - Fax: 3972-1941 - Cel. 9625-5170 / 9968-7330. crpalma@ig.com.br. - www.palma.com.br.

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