O perfil do empreendedor

Características do Empreendedor

O verdadeiro empreendedor é aquele indivíduo que possui uma auto-estima elevada, tendo como características a disposição para assumir riscos, visão generalista, espírito de liderança, autocrítica e a sensibilidade exata para se antecipar aos fatos e rapidamente tomar decisões. É função do empreendedor saber o momento exato de entrar e sair do negócio, aproveitando o máximo de oportunidades e diminuindo, assim, seus riscos. No Brasil, inúmeros empreendimentos foram introduzidos e obtiveram grande repercussão no mercado. O boliche, bingo, kart e paintball tiveram seu início e sucesso dentro do tempo certo. Isso significa que os empreendedores que lançaram esses negócios souberam a hora de entrar e sair e ganharam dinheiro com essas atividades. Imagine você querendo abrir uma dessas atividades hoje, será que você teria o mesmo sucesso?

Planejamento e Análise

Antes de aventurar-se a montar um negócio, o primeiro passo a ser dado é a elaboração de um projeto que poderá ser viabilizado após um estudo bastante detalhado. Esse projeto deve ser minucioso em relação às informações do segmento. Essas informações têm como princípio verificar a taxa de retorno do negócio, seu potencial de vendas, margem de lucro e ciclo de vida da futura empresa. A concorrência deve ser vista como referencial, os recursos humanos, financeiros e operacionais dimensionados ao porte do negócio, criando os mecanismos para o efetivo controle.

Empreendendo em Diversos Setores

Numa pet shop não é diferente; essas características são válidas para qualquer negócio, independentemente do porte, região e público-alvo. Se você tem espírito empreendedor, a possibilidade de acerto é maior e, se conhecer o segmento de mercado, melhor ainda. A criatividade faz parte da estratégia do negócio e você estará sempre à frente da concorrência.

Márcio Alexandre é Administrador de Empresas, formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduando em Finanças pela FAAP. Sócio da VF Consultores & Associados Ltda.

Veja também

Pet shops - Vendem emoções e cuidados
O mercado de pet shops no Brasil cresce rapidamente, exigindo qualidade no atendimento e produtos seguros para os animais.

Como driblar a inadimplência
Dicas e orientações para driblar a inadimplência no comércio, com foco no mercado pet e opções de pagamento seguras.

União Faz a Força
A união de proprietários de Pet Shop é essencial para o desenvolvimento do setor, promovendo inovações e suporte tecnológico.

Marketing de serviços veterinários
A comunicação é essencial para o marketing de serviços veterinários, contribuindo para a imagem e sustentabilidade das empresas do setor.

Entre em contato

Mensagem enviada!