Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO DE CÃES

Profissionais da apresentação, criadores veteranos, juizes, auxiliares, todas as pessoas do meio cinófilo sabem o que tem que fazer ao entrar numa pista, aonde dirigir-se que gestos usar, mas muito pouco se diz do medo, da insegurança do novato que entra numa exposição pela primeira vez.

Você quer começar a freqüentar exposições e quer levar seu cachorro? Não se preocupe, é fácil: estar bem informado é o primeiro passo. Vou dar aqui alguns conselhos que vão ajudar a que não se senta "perdido".

Existem vários tipos de exposições, nacionais, internacionais, panamericanas e especializadas de raças durante o ano inteiro. Para começar escolha uma exposição simples, como as especializadas ou uma pequena, evite as internacionais ou as de muita fama.

Uma vez escolhida a exposição que lhe interessa tem que solicitar ao clube promotor com pelo menos 10 dias de antecedência as informações sobre como inscrever seu cachorro.

As raças nas exposições são divididas por classes:

1 - Filhotes ( de quatro meses e um dia até seis meses).
2 - Novíssimos ( de seis meses e um dia até doze meses).
3 - Júnior ( de doze meses e um dia até vinte e quatro meses).
4 - Sénior ( de vinte e quatro meses e um dia, em diante).
5 - Campeonato ( para cães que já tem o título de Campeão).
6 - Grande Campeonato ( para cães que já tem o título de Grande Campeão).

É mas fácil começar com um filhote do que com um adulto, a menos que o filhotinho seja muito nervoso.

Para o cinófilo acostumado, as exposições significam um prazer, pois é onde mostra as qualidades dos seus exemplares comparando-as aos outros. Já para o novato é uma fonte de preocupações. Por isso ele deve ter bastante tempo para preparar seu cão, chegando cedo para estar bem relaxado, não há coisa pior que entrar numa pista com um cão e um dono nervosos e inquietos, o juiz vai percebê-lo na hora.

Se o juiz lhe pergunta alguma coisa preste bem atenção e responda com naturalidade, nunca lhe faça perguntas durante o julgamento. Faça o que lhe indicarem sem se incomodar, as vezes parece que o juiz lhe manda fazer coisas que são diferentes dos outros concorrentes, não e porque seja sádico, as vezes precisará ver seu cachorro correr varias vezes para avaliá-lo melhor. Tome tudo com esportividade evitando mau humor. Tenha em conta que o juiz está ali para tomar decisões baseadas nos padrões que as vezes você ainda não compreende.

A apresentação é importantíssima e as vezes dela dependem desempates entre vários exemplares da mesma qualidade. Se você acha que está inseguro, informe-se com o clube para que lhe recomendem um especialista que poderá lhe orientar nas primeiras vezes.

No caso particular de um Poodle terá que ter em conta a pelagem e suas tosas. Para isso nada melhor que os conselhos dos criadores experientes, o clube da raça e os profissionais.

A tosa de um filhote até um ano é diferente da do adulto ( ver as tosas no padrão oficial ) e todas elas requerem meses de trabalho e preparação. Esse trabalho não é difícil , e até bem distraído, o seu cão adora ser penteado e tratado, a pessoa que o faz tem muita satisfação ao ver o resultado pois o Poodle quando arrumado é das raças mais espetaculares que existem.

Por último se você foi a sua primeira exposição e não se saiu assim tão bem, não desanime, serviu para experiência e na próxima sairá melhor.

Afinal, o seu cãozinho se divertiu bastante vendo você correndo num quadrado para um lado e para outro, morto de medo!

Esta página é de responsabilidade de Maria Gloria Romero.
Proprietária do Shambala Kennel, juiza Internacional e atual presidente do Poodle Clube Paulista.
Fone: (011)3743-0682 - shambala@globo.com
http://www.shambala.vet.br.


voltar...