Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Cuidados com pássaros, por Paulo Galvão... RESULTADOS - COB ANO. 2000
CONCURSO DE FILHOTES
CLASSIFICAÇÃO GERAL
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR CRIADOR

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA ACASALAMENTO DE CANÁRIOS
ALIMENTAÇÃO
DESINFECÇÃO DOS PÁSSAROS
MANUTENÇÃO
ATENDIMENTO PÓS-VENDA
ESTOQUE DE PÁSSAROS E AVES



PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA ACASALAMENTO DE CANÁRIOS

A primeira regra a ser seguida é o acasalamento de um pássaro Intenso com um Nevado. O pássaro Intenso tem a plumagem mais curta e mais resistente, mostrando sua cor predominante de forma mais acentuada, ao passo que o pássaro Nevado tem a plumagem mais longa e mais macia, demonstrando a cor predominante de maneira mais esmaecida.
Em razão do tipo de plumagem o pássaro Intenso aparenta ser menor que o pássaro Nevado devido justamente pelo tamanho das penas.
O acasalamento de dois pássaros Intensos provoca nos filhotes uma redução exagerada da plumagem e consequentemente prejudica sua aparencia devido as penas desalinhadas (duras e mais curtas); O inverso, isto é, o acasalamento de dois pássaros Nevados faz com que os filhotes gerados tenham plumagem maior e mais macia que o normal apresentando-se com tamanho além do padrão e facilitam o aparecimento de cistos (bolas na pele) que nada mais são que as próprias penas que não conseguem passar pelos poros da pele do pássaro.

Outro princípio a ser seguido é o acasalamento de pássaros de cor de fundo Branco Dominante ( Azuis; Prateados e Brancos) sempre com pássaros Nevados pois os Dominantes são considerados Intensos. O acasalamento de dois pássaros Dominantes não é aconselhavel pois alguns ovos não eclodem, causam a morte de filhotes nos primeiros dias de vida e alguns dos sobreviventes ficam com excesso de amarelo nas laterais das asas além de terem seu tamanho diminuido.

No caso de pássaros com Topete (Gloster; Crest; Lancashire; Fiorino; etc.), um dos parceiros necessariamente não pode ter Topete, para evitar deformações do topete dos filhotes gerados com esta caracteristica.

Evitar o acasalamento de dois canários Lizard com cúpula perfeita para evitar que os filhotes gerados apresentem-se com a cúpula além dos limites adotados como padrão da raça.

É possível o acasalamento de canários pai com filha e/ou mãe com filho porém esta pratica deve ser bem controlada para evitar-se uma consanguinidade mais estreita. Nunca acasalar dois irmãos pois os filhotes poderão ser gerados com deformações graves.

A última regra de acasalamento, mas também de grande importancia é a utilização de macho e femea dentro do tamanho padrão para que sejam evitados filhotes pequenos ou grandes demais.

topo

ALIMENTAÇÃO

Fornecer aos pássaros da loja, sementes e rações de qualidade superior, livre de agrotóxicos: fungos e mofo. O investimento em sementes e rações de qualidade superior representa maior satisfação para quem adquire pássaros saudáveis e evita prejuízos aos lojista, como mortes e encalhe dos pássaros doentes, os quais devem ser retirados do local de vendas e tratados adequadamente para evitar má impressão aos clientes. Deve-se dar preferência às rações prontas existentes no mercado, as quais adiciona-se apenas água para reidratá-las. Existem rações prontas para canários: exóticos, silvestres, psitacídeos (periquitos, agaponis, papagaios, araras, etc) e também rações contendo mel, insetos e frutas desidratadas, além de papas apropriadas para auxiliar a alimentação de filhotes. Evitar fórmulas caseiras que utilizam ovos cozidos, pois estes são normalmente responsáveis pela transmissão de salmonelose aos pássaros.
topo

DESINFECÇÃO DOS PÁSSAROS

Todos os pássaros recém-adquiridos devem ser desinfectados com produtos apropriados para eliminar piolhos e ácaros, caso contrário, em poucas horas todos os pássaros e aves da loja ficarão contaminados. Não se deve esquecer que os pássaros somente poderão tomar banho de três a quatro dias após desinfectados. Deve-se aproveitar a ocasião, já que o lojista precisa pegar cada pássaro com as mãos, para aparar sua unhas.
topo

MANUTENÇÃO

É Imprescindível a limpeza diária do local e das gaiolas dos pássaros, trocando água, papel, sementes e farinhadas/frutas/papas/verduras, quando for o caso; banho uma a duas vezes por semana; lavar semanalmente as grades das gaiolas (pisos); cortar as unhas dos pássaros quando estiverem crescidas; verificar diariamente se todos se apresentam saudáveis, isolando e tratando aqueles que se apresentarem con quaisquer sintomas de doenças e anomalias.
topo

ATENDIMENTO PÓS-VENDA

O atendimento que o lojista dispensar ao cliente que adquiriu seus pássaros é de vital importância, pois o aprimoramento da técnicas de manejo; noções sobre criação e tratamento dos filhotes; frequência e duração dos banhos; localização das gaiolas; tipos de verduras que podem ser oferecidas ao pássaros; modelos de ninhos e materiais para forra-los; tempo de incubação dos ovos; idade que os filhotes deixarão os ninhos e quando os mesmos poderão ser separados dos pais, etc, farão com que o cliente passe a confiar no lojista e não vá procurar seu concorrente em busca de atendimento adequado.
topo

ESTOQUE DE PÁSSAROS E AVES

O lojista deve ter conhecimento da época de mudança de penas dos pássaros e aves que pretende comercializar, para evitar que seu estabelecimento fique cheio de penas por aproximadamente dois a três meses, período que normalmente os pássaros param de cantar e não oferecem nenhum atrativo ao comprador. Lembrem-se por exemplo, que pássaros exóticos mudam de penas e criam seus filhotes em períodos do ano diferentes dos canários, o mesmo ocorrendo co váriazs outras espécies de pássaros e aves.
topo

PAULO GALVÃO

Paulo Sérgio D.Ayrosa Galvão é Presidente do COB - Clube Ornitológico Brasileiro, Presidente do CORES - Clubes Ornitológicos Reunidos do Estado de SP, Sócio-proprietário da Pet Shop Imarés e Criador de Pássaros.
Av. dos Imarés, 80 - Moema - São Paulo - SP (0xx11) 543-0609.

topo