Originalmente o Setter Irlandês apresentava pelagem vermelha e branca. Nos plantéis de St. George Gore, Mr. Jason Hazzard e do Conde de Enniskrillen a pelagem vermelha era dominante e estes animais eram refugados e doados. Assim o setter vermelho se popularizou, mas somente na América é que estes animais começaram a ser selecionados para pelagem vermelha intensa, perdendo-se então a cor branca da pelagem. Nos dias de hoje, fora do Brasil podemos encontrar as duas variedades de pelagem.
Foi no Século XIX que a raça teve sua primeira aparição com coloração vermelha intensa, quando o senhor Charles H. Turner fez importantes importações de alguns exemplares, marcando definitivamente o futuro da raça nas Américas.
Embora esta raça seja excelente para a caça, ela foi sendo desenvolvida, ao longo dos anos, como raça de show, devido a sua beleza incomparável e extrema inteligência para acompanhar e executar atentamente as ordens de seus donos, característica esta, essencial para animais que se apresentam em pista. Foi sendo deixado de lado a sua característica de "cão passarinheiro", ficando presente apenas em poucos cães criados nos campos da Irlanda. Por causa disso acabou-se por se formar dois padrões, um pesado e mais corpulento utilizado em shows, e outro mais leve e ágil para caça.
Atualmente, os exemplares da raça Setter Irlandês são muito requisitados nas provas de agility e na terapia com crianças doentes.
NOME
O nome Setter vem do verbo "set" que no inglês significa apontar, e irlandês por sua origem. O cão desta raça aponta através dos seus movimentos e seu posicionamento o local exato da ave abatida.
CARACTERÍSTICAS DA RAÇA
As descrições do Setter Irlandês podem variar conforme a localização de seu kennel, isto é, pode ser diferente de uma cidade e ou país para outros.
O Setter Irlandês é muito utilizado para caça de faisões e codornas nos campos da Europa. Esta característica deve-se ao fato do animal ser muito ativo e inteligente podendo ser treinado para auxiliar na apreensão destes pássaros. A raça é essencialmente esportiva (cão de tiro), no campo é um caçador de movimentos rápidos e no lar é um animal muito doce e leal. Apresenta personalidade calma, de fácil convívio com crianças e adultos.
O desenvolvimento do aprendizado do cão pode ser lento, contudo, uma vez ensinado ele pode assimilar as lições executando-as por toda sua vida ser necessitar de manutenção.
Sua aparência geral é de cor vermelho mogno, com orelhas grandes e caídas, a pelagem mais longa predomina no peito, nas pernas, orelhas e cauda diminuindo em direção a ponta. O brilho característico e sedosidade invariável do pêlo do Setter é sempre o seu maior chamativo de beleza, necessitando, então, de maiores cuidados.
É um cão esguio, pesando entre 30 e 35 Kg.
ALIMENTAÇÃO E SAÚDE
Como todas as raças que apresentam aptidão para atividades intensa e esportes, este animal deve receber uma alimentação bem balanceada, rica em boas fontes de proteínas e carbohidratos, capazes de suprir suas necessidades físicas e metabólicas.
A suplementação com Ômega 3 e 6 é muito boa para garantir a manutenção da pelagem do animal, uma vez que este é seu principal atrativo.
É uma raça extremamente ativa, necessitando de atividade física diariamente; quando o animal não tem sua energia canalizada adequadamente pode tornar-se, pois ele não para um minuto.
Visita ao Médico Veterinário, anualmente, para vacinações e avaliação geral são recomendadas. Para cães que são criados com a finalidade de caça; que estão sempre em contato com mata fechada, animais silvestres e outros relacionados; recomenda-se uma atenção especial quanto a presença de carrapatos, que facilmente podem ser adquiridos nas incursões do cão no mato. Estes parasitas são vetores de hemoparasitas que causam doenças severas aos cães.
CURIOSIDADES
Setter Irlandês pode apresentar pelagem de coloração negra, que é terminantemente proibida.
É considerado por muitos artistas plásticos como o mais belo dos cães, tanto parado como em movimento.