Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Aluguel/Locação
   Enfer/Aux/Tec
   Estágio
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Limpeza/faxina
   Serviços Gerais
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Aluguel/Locação
   Enfer/Aux/Tec
   Estágio
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Limpeza/faxina
   Serviços Gerais
  
 Cursos
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 Dog/CatSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

PELADO MEXICANO OU XOLOITZ CUINTLI (NOME EM ASTÉCA)

"O CÃO MAIS RARO E EXÓTICO DO MUNDO"

É predominante, do deserto do México, onde eram considerados cães selvagens que, como lobos, andavam em matilhas organizadas para a caça e sua própria proteção. São carnívoros e se alimentam, desde pequenos roedores, a animais de médio porte.

Se tornaram meio que extintos no México, devido a exterminação em exagero, por parte de caçadores e fazendeiros, matando-os com armadilhas e meios cruéis. De 2001 para cá, várias entidades Canadenses e americanas, ligadas a preservação das raças, e preocupadas com a extinção total da mesma, levaram-no a convivência com as pessoas, nas cidades. Curiosamente, notaram a enorme sociabilidade desta raça com o ser humano. Até mesmo cães adultos capturados para estudo e tratamento, quando alimentados e tratados com respeito e carinho, mostraram enorme passividade e lealdade pelos tratadores. E assim, esta raça que até então era totalmente desconhecida, evitada e abolida das redondezas das cidades, hoje habita cidades dos Estados Unidos, Canadá, Costa Rica e Porto Rico, com muito mais exemplares e naturalidade, que no próprio país de Origem, o México.

PERSONALIDADE

São tímidos e desconfiados com desconhecidos, passivos e carinhosos com as pessoas que convivem. Inteligentes, espertos e brincalhões, não trocam nada por uma corrida, uma brincadeira ou testes que provam a sua enorme agilidade. Podem ser usados perfeitamente tanto para o Agilit, como para a caça ou compania. Estão sempre de auto astral e atentos aos donos. Depois de algum tempo de convivência, podem sair sem coleira, pois não se afastam do dono com medo de serem abandonados. Muito fiéis e leais, jamais se voltam contra o dono para morder ou se vingar de algo. São ideais para crianças ativas, mulheres e apartamentos pois são muito limpos e gostam de rotina. Estranham barulhos, atos e situações não corriqueiras em seu dia a dia. Também servem para guarda.

PADRÃO DA RAÇA

Seu tamanho varia de 28 à 30 cm de altura e 12 à 15 kl. nas femeas. E 28 à 32 cm de altura, com 13 à 17 kl. nos machos.

Sua cabeça é triangular e pequena, orelhas sempre eretas, grandes e pontiagudas, stop médio e focinho que costuma ter o mesmo tamanho de sua caixa craniana. Olhos lévemente puxados de cor preta ou amendoada. Peito largo e musculoso, pernas posteriores e inferiores retas, jarréte quase inexistente, dorso reto da cernelha a cauda. Pescoço comprido e sempre altivo.

Seu corpo, é quase totalmente pelado, com apenas pequenos topétes de pelo, que podem ser loiros ou tigrados, vão aparecendo com a idade e não podem ultrapassam mais que 2 cm. Tais topétes, só aparecem na cabeça, patas e rabo. Alguns exemplares, podem apresentar, pequena penugem rala na parte superior do pescoço.

Alguns exemplares, podem também nascer com o rabo cotó, o que ainda da mais charme e beleza a raça.

CURIOSIDADES

Curiosidades sui generis envolvem esta raça, de principio a sua cor, cinza chumbo, podendo ter pequenas anuancias de cor branca pelo corpo, que não podem ultrapassar 25% de sua coloração. Sua cor e pele, são comparadas e bem próximas a do elefante ou do hipopótamo.

Sua temperatura interior é normal, como a de qualquer cão, mas sua temperatura externa pode alcançar altos e baixos que variam de 39 a 44 graus. Estas anuancias extremas, se explicam, por se tratarem de cães do deserto, que aguentam temperaturas altissímas durante o dia e baixissimas durante a noite. Por este motivo, tem a tendencia ao ressecamento de pele, que pode ser evitado facilmente, com água sobre a pele diáriamente (sómente água) nos dias de muito calor, ou um creme hidratante a cada 5 dias. O que os deixará, com "pele de bebe",

MEDICINAIS

Muitos acreditam, com casos comprovados, que esta raça pode ser muito bem utilizada para a convivência com pessoas alérgicas a cheiro ou pelo, pois os poucos pelos que chegam a crescer em seu corpo nunca se soltam pela casa pois, se tratados em lugar limpo, não exalam cheiro algum.

São usados no tratamento de doenças ligadas a úmidade, como reumatismo etc.

Por ter alta temperatura e serem muito apegados aos donos, em contato natural com nossa pele não só, podem ser usados como uma bolsa térmica, como também tendem a sugar ou fazer evaporar de nosso corpo a úmidade.

Existem casos também comprovados nos Estados Unidos e outros países, de emagrecimento assustador, de pessoas que sofriam de obesidade por retenção de líquidos e passaram a perder bastante do seu peso após o contato constante com exemplares desta raça.

Enfim, este é um cão especial. As pessoas que adoram animais e não gostam de pelos ou cheiro pela casa, nem de gastar dinheiro com banhos e roupinhas em pet shop`s, ou que não tenham tempo para banhos demorados, só podem ter, uma opção, O CÃO PELADO MEXICANO, O cão mais raro e exótico do mundo!

Esta página é de responsabilidade de Henrique Silva Bragança.
Proprietário do Canil Rarus Dog`s.
Santos-São Paulo.
Tel. (13)3232-5141 / 3027-3488 e 9726-2006.
E-mail: Rickinho2@ig.com.br.