Spitz Alemão
Características do Spitz Alemão
O Spitz Alemão é uma raça que apresenta cinco variedades de tamanho:
- Keeshond/Wolfspitz: 49cm +/- 6cm
- Spitz grande: 46cm +/- 4cm
- Spitz médio: 34cm +/- 4cm
- Spitz pequeno: 26cm +/- 3cm
- Spitz anão: 20cm +/- 2cm
Cães com menos de 18 cm são indesejáveis. O peso ideal é proporcional ao tamanho do cachorro.

Origem: A teoria mais aceita é que os Spitz descendem dos primeiros cães a serem domesticados pelos homens e estariam na origem das demais raças caninas. Por essa condição, são classificados como cães de tipo primitivo e ainda conservam grande parte das características herdadas dos lobos, como focinho pontiagudo, orelhas eretas e cauda comprida.
Nosso foco é o Spitz Anão, conhecido até a década de 90 como Lulu da Pomerânia, que provavelmente foi desenvolvido na região da atual Alemanha com a Polônia, conhecida como Pomerânia.

Comportamento e Obediência
Caráter: O Spitz Alemão não é pegajoso, é um cão super atento, esperto, alegre e um companheiro devotado ao seu dono.

Obediência: São muito obedientes quando conduzidos corretamente.

Interação com Outros Animais
Com cães e outros animais: Um ponto forte da raça é a convivência com cães e outros animais. Contudo, deve-se ter cuidado se o proprietário possuir um cão de porte grande, pois durante as brincadeiras, pode machucar seriamente o Spitz.
Atividade e Cuidados
Grau de atividade: Normalmente, eles têm picos de euforia, momentos em que brincam bastante e correm de um lado para o outro, logo ficam quietos.

Com crianças: Não são a melhor opção para crianças, pois são muito pequenos e uma brincadeira bruta pode machucá-los. Se o dono quiser proporcionar um convívio, é ideal supervisionar as brincadeiras e orientar as crianças a brincarem com bolinhas e esconde-esconde.
Filhotes: Por serem pequenos, o ideal é que permaneçam em um local específico, onde não possam entrar atrás de móveis e correr o risco de serem pisados. São muito inteligentes e aprendem facilmente a rotina da casa, mantendo bons hábitos de higiene.

Cuidado com a pelagem: Por terem uma pelagem farta, é ideal que sejam penteados no mínimo uma vez por semana, com um pente específico para cães. Além disso, todos os cães de pequeno porte tendem a acumular tártaro nos dentes, por isso é necessário escovação regular.

Esta página é de responsabilidade de Douglas Pereira Martins - Canil Power Liffting
www.powerliffting.blogspot.com
Fones: (011) 9266-9907 - pwliffting@bol.com.br