ÉPAGNEUL BRETON - SPANIEL BRETÃO
|
A origem da raça Épagneul Breton levantou muitas teorias, mas, a que se torna mais próxima da realidade, é a que o aponta como descendente provável de seu antepassado chamado "Cão de Oysel" que, devido a constantes cruzamentos deu origem aos Spaniels e Setters. O Épagneul Breton é originário de uma região de nome Callac, no centro da Bretanha.
Conhecidos na Idade Média e descritos por Gaston Phoebus, esta raça é sem dúvida uma das mais antigas de França. O padrão definitivo deve-se ao grande especialista Ronan De Kermadec.
|
Para Kermadec criar a raça, utilizou-se das cachorras do visconde de Pontavice, aficionado da caça as galinholas e destacado importador e criador de Setters da Grã-Bretanha.
Segundo o seu parecer cruzou uma fêmea Setter de manto cor de limão com um dos seus Épagneuls de caça. O resultado foi o nascimento de uma fêmea branca e laranja que o visconde guardou para si e que seria a origem da raça Épagneul Breton. O seu processo de seleção fez dele o cão de aponte enérgico, que conhecemos nos nossos dias.
POPULARIDADE
|
De tamanho pequeno, elegante, vivo e muito vigoroso, de expressão inteligente, a sua doçura para com as crianças, a sua fidelidade para com o dono, converteram-no num dos cães mais populares em todo o mundo.
É uma das raças de caça mais difundidas.
|
No entanto, apesar dos seus dotes insuperáveis como caçador, as suas qualidades fizeram com que se tornasse um cão de companhia por excelência.
Rústico, simpático, popular é um maravilhoso cão, que se adapta facilmente a todas as circunstâncias. O Breton tem uma capacidade de saber transmitir toda a sua alegria e vontade de viver, o seu desportivismo, o seu temperamento ativo a toda a família, porque a sua capacidade de comunicação não tem limites.
Não é preciso ser um caçador para conviver com um exemplar de Épagneul Breton, as suas inúmeras virtudes cativam qualquer um.
PRÓS E CONTRAS
|
Prós: Caçador perfeito em qualquer situação. Bom tamanho. Com carinho adestra-se fácilmente. Bom para as crianças. A higiene do breton é muito simples: uma escovada semanal é o suficiente, na maioria dos casos.
Contras: Necessita de muito espaço e de exercício. O único defeito que lhe pode ser apontado é o de ser um cão teimoso, o que faz que alguns digam que é "teimoso como um bretão".
|
A grandeza de uma Nação e o seu progresso moral podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais.
Mahatma Ghandi
Esta página é de responsabilidade de Maria do Céu Mendes - Portuguesa.
Apaixonada pela raça Épagneul Breton.
ceumendes@netcabo.pt
|