Kelpie Australiano

O Kelpie Australiano de Trabalho

O Kelpie de trabalho é um cachorro ativo, hábil e sempre pronto para o trabalho. Ele originou-se por volta de 1870, desempenhando um papel importante no desenvolvimento do rebanho ovino e da indústria da lã na Austrália. Descendente do "collie de trabalho" britânico, o Kelpie foi criado para as adversidades, clima quente, terras extensas e o indomável Merino da Austrália. O Kelpie, sendo um cachorro natural de trabalho, foi bem aclimatado para as hostis condições desse país.

Imagem do Kelpie Australiano
Karana Hawk

Origem dos Kelpies

O grande problema em pesquisar o primitivo Kelpie parece vir da palavra "Collie" ou "Colley". Tende a confundir os recentes criadores de Kelpies. Refere-se geralmente a cães de trabalho. De fato, os verdadeiros cães de trabalho eram chamados de cães de pastoreio em vez de collies, mas o uso dessa palavra mudou-se gradualmente. A palavra Collie ou Colley não se refere a uma raça em particular. O Border Collie é uma raça. Bearded Collie é outra raça. Collie Rough (a Lassie do filme) é outra. O Kelpie, outra raça. Todas foram referenciadas como Collies ou Colleys em meados de 1800. Até alguns documentos na Austrália recentemente têm o Kelpie como Kelpie Collies.

Uma das raças mais conhecidas era a Rutherford, introduzida nas primeiras linhagens de Kelpies. A raça Rutherford data de centenas de anos nas terras altas da Escócia e não tem nada a ver com a formação da raça Border Collie.

Imagem de Kelpies
Karana Hawk e Gunna Polly (Jill)

Desenvolvimento na Austrália

O mesmo desenvolvimento aconteceu na Austrália. Muitos criadores de Kelpies se estabeleceram por volta de 1800. Na Austrália, eles eram utilizados sem cruzamento, mas alguns foram cruzados com Dingo. Isso produziu uma raça conhecida em meados de 1800 como Timmins Biters. Essa raça é conhecida como um dos ancestrais do Australian Cattle Dog (Blue heeler e Red heeler). Timmins Biters regularmente conduziam o gado entre Sydney e Bathurst.

Imagem de Karana Hawk
Karana Hawk

Temperamento e Comportamento

São animais super dóceis, com crianças e adultos. Gostam muito de trabalhar para o dono. Ficam satisfeitos ao ver o dono feliz depois de um dia inteiro de trabalho. Extremamente ativos, devem ser criados em ambientes abertos, como fazendas, sítios ou chácaras. Dificilmente se adaptam em apartamentos ou em casas com quintal pequeno, pois são muito agitados!

Dados de Contato

Veja também

Entre em contato

Mensagem enviada!