Épagneul Breton
Características da Raça
O Épagneul Breton, também conhecido como Spaniel Bretão, é uma raça com origem na região de Callac, na Bretanha. Acredita-se que seja descendente do "Cão de Oysel", que, através de cruzamentos, deu origem aos Spaniels e Setters. Esta raça é uma das mais antigas da França, sendo descrita na Idade Média por Gaston Phoebus. O padrão definitivo foi estabelecido pelo especialista Ronan De Kermadec.
Para criar a raça, Kermadec utilizou cachorras do visconde de Pontavice, um aficionado da caça. Ele cruzou uma fêmea Setter de manto cor de limão com um de seus Épagneuls de caça, resultando em uma fêmea branca e laranja, que se tornou a base da raça Épagneul Breton. O processo de seleção fez dele um cão de apontar enérgico, como conhecemos hoje.

Popularidade e Comportamento
De tamanho pequeno, elegante e muito vigoroso, o Épagneul Breton é conhecido por sua inteligência e doçura com crianças, além de sua fidelidade ao dono. É uma das raças de caça mais difundidas, mas suas qualidades também o tornaram um excelente cão de companhia.
Rústico e simpático, o Breton se adapta facilmente a diversas circunstâncias. Sua capacidade de transmitir alegria e vontade de viver é notável, tornando-o um ótimo companheiro para toda a família.

Prós e Contras
Prós: Caçador perfeito em qualquer situação, bom tamanho, fácil de adestrar com carinho, ótimo para crianças e a higiene é simples, necessitando apenas de uma escovada semanal.
Contras: Necessita de muito espaço e exercício. Um dos defeitos é a teimosia, o que leva alguns a dizer que é "teimoso como um bretão".

A grandeza de uma Nação e o seu progresso moral
podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais.
Mahatma Ghandi

Esta página é de responsabilidade de Maria do Céu Mendes - Portuguesa.
Apaixonada pela raça Épagneul Breton.
ceumendes@netcabo.pt