Beagle
Origem da Raça
O Beagle tem como origem provável a Grã-Bretanha. A criação foi mais incentivada na Inglaterra do que em outros países. Depois, com a colonização dos Estados Unidos, alguns exemplares foram levados para lá, iniciando a criação na América. Hoje, os Estados Unidos são considerados um dos melhores criadores de Beagle, tanto que criadores ingleses chegam até a importar exemplares norte-americanos para seus plantéis. Entre o Beagle inglês e o norte-americano, a única diferença é o tamanho. O norte-americano mede entre 13 e 15 polegadas (33 a 38 cm) e o inglês mede 16 polegadas (40 cm).
Quanto à cor da pelagem, podem ser bicolor ou tricolor. O único cuidado que sua pelagem requer são algumas escovadelas. Quanto à saúde, esta é uma raça muito resistente, que raramente apresenta doenças comuns.
Uma Inspiração Famosa
Alguma vez você já deve ter assistido pela TV ou lido uma das histórias de Charlie Brown e sua turma, do desenhista norte-americano Schultz. Se você já viu essas histórias, conhece muito bem um cãozinho branco e preto que dorme em cima (e não dentro) de sua casinha, conversa com os pássaros e até joga baseball. É claro que estamos falando do Snoopy. E para quem não sabe, o Snoopy é, nada mais nada menos, que um Beagle americano. Além do fato de Schultz ter possuído um Beagle em sua infância, Snoopy representa muito bem toda a alegria, inteligência e companheirismo dos Beagles.
Características e Personalidade
No padrão da raça, o Beagle é definido como um cão "atrevido, alegre, com energia, determinação e intensa atividade. Sempre alerta, inteligente e de temperamento equilibrado". Para quem quer um cão de companhia, que praticamente não late, muito amável com as crianças, adultos e estranhos, de pelagem curta de fácil manutenção, que se alimenta muito bem principalmente de ração, extremamente alegre com um olhar tão doce e meigo, muito brincalhão e inteligente, pequeno mas vigoroso, que não faz acepção de pessoas, que não escolhe suas companhias fazendo amizade com grandes e pequenos, alegrando como um verdadeiro Snoopy o nosso dia a dia. Quando quer declarar seu amor para o seu dono e companheiro, deita-se de barriga para cima, parecendo dizer: "Sou todo seu". O Beagle é tudo isso e costuma cativar adultos e crianças, com sua disposição e saúde praticamente inabalável.
Como um típico cão de caça, destacam-se as características de independência e coragem. O Beagle não é egoísta, sabendo dividir carinho e até mesmo sua cama com outros companheiros. Num grupo de Beagles, sempre há um que se sobressai, sendo o "chefe" da matilha. A pessoa que vive com o Beagle precisa saber impor-se, com voz firme, mas com carinho. Um Beagle jovem está em constante movimento e é muito alegre e brincalhão, sociável, divertido, com muita energia, com carinha de sapeca, muito carinhoso e possível de ser educado. Em geral, é assim o temperamento de uma raça muito especial.
Trabalho e Colaboração
O Beagle, além de um excelente companheiro, há muito tempo vem sendo usado também como cão de trabalho. Nos aeroportos internacionais, com muito sucesso ele poderá ser visto farejando a bagagem de passageiros e detectando drogas que porventura estejam sendo transportadas. Nos EUA, um grupo, o Beagle Brigade, farejam alimentos possivelmente contaminados que entram no país desde a década de 60. O Beagle também pode ser usado nas terapias para crianças e adultos. Devido à sua docilidade e alegria, ele consegue tirar de um rosto triste, um belo sorriso.
Os cães aqui fotografados, bem como o conteúdo desta página, são de responsabilidade da Drª Silvia Helena Gonçalves Domingues dos Santos. Proprietária do Dream's Bloom Beagles. beagles@dreamsbloom.com.br
www.dreamsbloom.com.br.