Você está preparado para o 3º milênio?
Planejamento e Estratégias
Planejamento é a palavra-chave que deve vir em primeiro lugar. É essencial redigir um ótimo plano de marketing para maximizar resultados e lucros, além de estar atento às mudanças do mercado e ao mercado-alvo.
Planejar envolve:
- Funcionários > Departamento pessoal > Custos fixos (impostos)
- Caixa > Fluxo de caixa = Compras / Vendas / Despesas / Custos / Gastos / Tributos / Outros
- Fiscal > Existem medidas legais para recuperar impostos = ICMS / Sistema Simples.
- Férias / 13º Salário > Planejar e poupar.
- Adequação das necessidades dos clientes > Superar as expectativas.
- Feedback de clientes e funcionários.
- Localização > Estar onde meu cliente quer e do jeito que ele deseja.
- Consultoria e assessoria em marketing veterinário > Parceria com a indústria.
Saúde Financeira da Empresa
Sua empresa está saudável, tem gordura para queimar?
- Investimentos > Montagens, reformas, bens móveis e imóveis, estoques e outros.
- Despesas.
- 1. Fixas = Manutenção da empresa.
- 2. Variáveis = Dependem do volume de trabalho.
- Despesas tributárias = Contribuições.
- Margem de lucro = Êxito do negócio.
- Concorrência = Conhecê-los é um bom negócio.
- Força de venda = Boa / Média / Ruim / Péssima.
- Informática = Softwares próprios e venda pela internet.
- Conhecimento do mercado = Profissionalização.
- Conhecimento técnico = Orientar o cliente certo.
- Obter assessorias e consultorias profissionais e não o famoso "ouvir dizer".
Medindo os Custos
Vamos a seguir passar algumas regras básicas para manter os custos baixos e o ganho alto:
- Preço de venda subtraído dos custos totais resulta no valor ganho.
- Valor ganho multiplicado pela quantidade de produtos ou serviços oferecidos resulta no valor ganho total.
- Valor ganho total subtraído das despesas operacionais resulta no valor lucro líquido.
- Valor lucro líquido dividido pelo nosso investimento resulta no coeficiente do valor retorno sobre o investimento.
Temos que buscar o chamado ponto de equilíbrio entre nossos coeficientes para obter lucros certos e éticos.
Francis Flosi - Médico Veterinário, consultor e assessor em marketing veterinário - Consulvet. Orientamos em internet e softwares. Autor do livro "Marketing na Veterinária". francis@consulvet.com.br.
Veja também
Acessórios em Radiologia Veterinária
Acessórios essenciais para radiologia veterinária, suas funções e importância na proteção e segurança durante exames radiográficos.
Pet shops - Vendem emoções e cuidados
O mercado de pet shops no Brasil cresce rapidamente, exigindo qualidade no atendimento e produtos seguros para os animais.
União Faz a Força
A união de proprietários de Pet Shop é essencial para o desenvolvimento do setor, promovendo inovações e suporte tecnológico.
Qual a importância da consultoria?
A consultoria é essencial para o sucesso empresarial, oferecendo ferramentas e informações para decisões estratégicas e competitivas.