Você está preparado para o 3º milênio?

Planejamento e Estratégias

Planejamento é a palavra-chave que deve vir em primeiro lugar. É essencial redigir um ótimo plano de marketing para maximizar resultados e lucros, além de estar atento às mudanças do mercado e ao mercado-alvo.

Planejar envolve:

  • Funcionários > Departamento pessoal > Custos fixos (impostos)
  • Caixa > Fluxo de caixa = Compras / Vendas / Despesas / Custos / Gastos / Tributos / Outros
  • Fiscal > Existem medidas legais para recuperar impostos = ICMS / Sistema Simples.
  • Férias / 13º Salário > Planejar e poupar.
  • Adequação das necessidades dos clientes > Superar as expectativas.
  • Feedback de clientes e funcionários.
  • Localização > Estar onde meu cliente quer e do jeito que ele deseja.
  • Consultoria e assessoria em marketing veterinário > Parceria com a indústria.

Saúde Financeira da Empresa

Sua empresa está saudável, tem gordura para queimar?

  • Investimentos > Montagens, reformas, bens móveis e imóveis, estoques e outros.
  • Despesas.
  • 1. Fixas = Manutenção da empresa.
  • 2. Variáveis = Dependem do volume de trabalho.
  • Despesas tributárias = Contribuições.
  • Margem de lucro = Êxito do negócio.
  • Concorrência = Conhecê-los é um bom negócio.
  • Força de venda = Boa / Média / Ruim / Péssima.
  • Informática = Softwares próprios e venda pela internet.
  • Conhecimento do mercado = Profissionalização.
  • Conhecimento técnico = Orientar o cliente certo.
  • Obter assessorias e consultorias profissionais e não o famoso "ouvir dizer".

Medindo os Custos

Vamos a seguir passar algumas regras básicas para manter os custos baixos e o ganho alto:

  1. Preço de venda subtraído dos custos totais resulta no valor ganho.
  2. Valor ganho multiplicado pela quantidade de produtos ou serviços oferecidos resulta no valor ganho total.
  3. Valor ganho total subtraído das despesas operacionais resulta no valor lucro líquido.
  4. Valor lucro líquido dividido pelo nosso investimento resulta no coeficiente do valor retorno sobre o investimento.

Temos que buscar o chamado ponto de equilíbrio entre nossos coeficientes para obter lucros certos e éticos.

Francis Flosi - Médico Veterinário, consultor e assessor em marketing veterinário - Consulvet. Orientamos em internet e softwares. Autor do livro "Marketing na Veterinária". francis@consulvet.com.br.

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