Métodos substitutivos ao uso de animais na educação

Artigos para veterinários

O uso didático de animais vivos é uma ferramenta pedagógica amplamente utilizada nos cursos de medicina veterinária e, apesar da complexidade do tema, é um assunto muito pouco discutido, seja por desinformação, resistência ao novo ou até pela polêmica causada.

Porém, devemos ter consciência de que nossos alunos têm o direito à informação, assim como o direito à objeção, garantido pela Constituição Federativa do Brasil, que legitima a opção de participar ou não de aulas práticas com animais vivos.

Portanto, a introdução aos métodos substitutivos é mais do que uma tendência, é um futuro certo que se baseia não só na ética, como também na lei, já que o uso indiscriminado de animais caracteriza-se como crime, quando houver métodos alternativos (Lei 9.605/98). Prova disso é que nos EUA, mais de 70% das instituições de ensino não utilizam mais animais vivos.

Mais do que lei ou ética, é uma atitude inovadora e que marcará como pioneiro o profissional que introduzir os métodos ou ao menos apresentá-los.

Diversos são os métodos substitutivos disponíveis no mercado, entre eles softwares, manequins, simuladores, cadáveres preservados e modelos de microcirurgia.

Além disso, existem diversos estudos comprobatórios da eficácia de aprendizado de tais métodos, sem mencionar as questões de custos, pois dispensam os gastos com canil, ração, funcionários, vacinas, etc., além de não induzir à dessensibilização dos estudantes.

A Interniche é uma rede internacional de alunos e professores que promovem alternativas ao uso de animais na educação e oferecem um serviço de empréstimo de alternativas que podem ser adquiridas para teste, disponível no site www.internichebrasil.org/alt.htm.

Dentre as muitas alternativas disponíveis no site, uma de grande aceitação entre os alunos é o manequim de entubação endotraqueal que permite treinar as intubações com as vias aéreas livres ou obstruídas:

Manequim de entubação endotraqueal

É nossa a responsabilidade de encontrar uma solução mais humanitária para a educação, já que a natureza não é um recurso à serviço da nossa espécie.

(*) Dra. Giselly é médica veterinária especialista em bem-estar animal. E-mail: gica.vet@globo.com

Entrevista concedida ao Vet Around "Words" - Duachais Saúde Animal
www.duachais.com.br - contato@duachais.com.br.

Veja também

Método Clicker de Adestramento
O método clicker de adestramento é eficaz e promove a comunicação entre treinadores e animais, acelerando o aprendizado.

Dra. Adriana Lima Teixeira - Médica Veterinária Oftalmologista
Dra. Adriana Lima Teixeira é médica veterinária oftalmologista, especializada em cuidados e tratamentos para a saúde ocular de animais.

Dra. Valéria Pires Corrêa - Utilização de Câmara Hiperbárica na Clínica de Pequenos Animais
A Dra. Valéria Pires Corrêa explica a utilização da câmara hiperbárica na clínica veterinária e seus benefícios para pequenos animais.

Dra. Patrícia Rabello - Especialista em Acupuntura Veterinária
Dra. Patrícia Rabello é especialista em acupuntura veterinária, com experiência e formação na área. Conheça mais sobre sua trajetória e atuação.

Entre em contato

Mensagem enviada!