PAPAGAIOS
Inteligentes e falantes, os Papagaios pertencem à família Psittacidae, juntamente com Araras, Agapornis, Cacatuas, Calopsitas, Roselas, Ring-Necks, Periquitos e Maritacas, entre outras 344 espécies espalhadas pelo mundo. O país que mais abriga Psitacídeos é o Brasil, com 72 espécies catalogadas, sendo chamada nas antigas cartas náuticas de "Terra Papagalis".
Dentre os Papagaios mais populares do mundo temos o Papagaio Verdadeiro ou Baiano (Amazona aestiva), o Papagaio do Congo (Psittacus erithacus), o Papagaio-do-peito-roxo (Amazona vinacea), o Papagaio-do-mangue (Amazona amazonas), o Papagaio-campeiro (Amazona ochrocephala), o Papagaio-galego (Amazona xanthops) e o Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis).
Pode ser ensinado a pedir coisas, cantar músicas e falar frases inteiras. Considera-se que os Papagaios tenham a inteligência de uma criança de quatro anos, portanto necessitam de atenção, brinquedos e distrações, para evitar problemas neurológicos, o estresse, o arrancar das penas, a agressividade ou gritos excessivos.
Os Papagaios do gênero Amazona (cerca de 28 espécies) estão entre os mais famosos do mundo. O Amazona aestiva aestiva encontra-se distribuído do Piauí ao Rio Grande do Sul (na faixa leste do Brasil) sendo encontrado também no Mato Grosso. Já o Amazona aestiva xantopteryx é encontrado no Paraguai, na Bolívia, no Mato Grosso e também na Argentina. A diferença principal entre eles é que o A. aestiva xantopteryx apresenta mais áreas amarelas na asa e menor quantidade de regiões vermelhas. De maneira geral estes papagaios possuem o predomínio do verde no corpo, variando muito a coloração da cabeça, o que serve inclusive como a "impressão digital" destas aves, pois o mesmo padrão nunca se repete.
O peso varia em torno de 500 g e seu tamanho é de 37 cm em média. Podem viver mais de 50 anos e durante este período irão necessitar de um companheiro (a). Por serem aves barulhentas e faladoras, é necessário estudar bem o ambiente onde serão colocadas, a fim de evitar aborrecimentos com os vizinhos.
A grande maioria dos Papagaios encontra-se ameaçada de extinção devido à captura ilegal (apenas 1 em cada 10 papagaios capturados sobrevive). É possível comprar estes companheiros de criadores credenciados ao IBAMA. O tráfico de animais silvestres é crime ambiental.
Reprodução:
A diferença entre machos e fêmeas não é possível ser visualizada externamente, sendo necessário um exame genético ou laparoscópico para a determinação do sexo. Atingem a maturidade sexual após os 4 anos de idade e o período reprodutivo ocorre entre os meses de outubro e fevereiro. A postura é de 3 a 4 ovos em média e o choco dura cerca de 28 dias. A fêmea passará a maior parte do tempo no ninho e o macho muitas vezes levará comida até ela. Após o nascimento, os filhotes permanecerão no ninho por mais 9 semanas aproximadamente.
Manutenção:
Erroneamente muitos Papagaios são mantidos em gaiolas de tamanho reduzido ou mesmo acorrentados, o que não é nada bom para sua saúde. Eles necessitam de espaço para se locomover, esticar as asas e voar, mesmo que uma pequena distância. A gaiola deve ter espaço para um recipiente com água na qual possam se encharcar durante os apreciados banhos. Brinquedos dos mais variados tipos para que possam se distrair, água e comida balanceada não devem faltar.
O viveiro para um casal necessita de, no mínimo, 2 m de largura, 1 metro de altura e 1 metro de comprimento. Deve ser instalado em um local calmo, onde possam tomar sol pela manhã e que não receba correntes de vento. Evite locais muito úmidos, barulhentos e abafados. O ninho de caixa de madeira com formato em L é o mais utilizado e deve ser instalado em um local abrigado da chuva.
Alimentação:
Alcon Club Psita Sticks, Alcon Club Psita Bits, Alcon Club Farinhada com Ovo para Psitacídeos, Alcon Club Papa para Filhotes - Psitacídeos.
Maiores Informações www.labcon.com.br
Esta página é de responsabilidade de Heloisa Helena Amaro - Assessoria de Imprensa - assessoriaimprensa@terra.com.br
telefax 19 3236-5745
|
|