TAMANHO: existem 5 variedades de tamanho no Spitz:
keeshond/wolfspitz: 49cm +/- 6cm
Spitz grande: 46cm +/- 4cm
Spitz médio: 34cm +/- 4cm
Spitz pequeno: 26cm +/- 3cm
Spitz anão: 20cm +/- 2cm
Cães com menos de 18 cm são indesejáveis
Peso ideal: proporcional ao tamanho do cachorro
ORIGEM: A teoria mais aceita é que os Spitz descendam dos primeiros cães a serem domesticados pelos homens e estariam na origem das demais raças caninas. Por essa condição, são classificados como Cães de Tipo Primitivo e ainda conservam grande parte das características herdada dos lobos, como fuço pontiagudo, orelhas eretas viradas bem para frente da cabeça e cauda comprida pousada sobre o dorso.
Como nosso foco é o Spitz Anão, conhecidos até a década de 90 como
Lulu da Pomerânia, especula-se que a raça tenha sido desenvolvida numa região, fronteira da atual Alemanha com a Polônia, conhecida como Pomerânia.
CARATER: não faz o estilo pegajoso, é um cãozinho super atento, muito esperto, alegre e um companheiro muito devotado ao seu dono.
OBEDIENCIA: são muito obedientes, quando conduzidos corretamente.
COM CÃES E OUTROS ANIMAIS: um ponto forte na raça é conviver muito bem com cães e outros animais. Mas deve ter um certo cuidado se o proprietário possuir um cão de porte grande, pois durante as brincadeiras, pode machucar seriamente o Spiz.
GRAU DE ATIVIDADE: normalmente eles tem picos de euforia, momentos em que brincam bastante, correm de um lado para o outro logo ficam quietos.
COM CRIANÇAS: não são a melhor opção para as crianças, são cães muito pequenos e com uma brincadeira bruta, o cãozinho pode sair seriamente machucado. Caso o dono queira proporcionar um convívio entre este cãozinho e as crianças, o ideal é supervisionar as brincadeiras e orientar os donos mirim a brincarem com bolinha, esconde-esconde, caso o cãozinho comesse a ficar exausto, parar a brincadeira.
FILHOTES: por serem muito pequenos, o ideal é que permaneçam em um local específico, onde não possam entrar atrás de móveis, caminharem bem próximo dos moradores da casa e corra o risco de ser pisado. São muito inteligentes, aprendem facilmente a rotina da casa, são cães com um bom habito de higiene, mesmo os machos, aprendem a fazer suas necessidades em um local específico. Por ter um porte muito pequeno, são uma excelente opção pra viver em ambientes interno, a qual deve dispor de um local onde o filhote possa tomar banho de Sol sempre que sentir vontade. Mas para que sejam bons animais de estimação, o novo proprietário, não deve se deixar levar pela aparência de bichinho de pelúcia dos Spitz. Precisam crescer com regras e uma rotina a qual deverão seguir quando adultos.Quando cuidados corretamente, não são cães destruidores, e mesmo proprietários inexperientes, com um pouco de paciência conseguem educar facilmente um Spitz.
CUIDADOS: por terem uma pelagem farta, o ideal que sejam penteados no mínimo uma vez por semana, com pente específico para cães. Outra dica muito importante, todos cães de pequeno porte tendem a acumular tártaro nos dentes, por isso é necessário escovação, com creme dental específico para cães. Note, mau hálito já é indício que algo não esta bem com a dentição de nosso amigo. Biscoitinhos ou rações não substituem uma boa escovação. Leve seu cãozinho pra caminhar no mínimo 3 vezes por semana, isso proporcionara o desgaste natural das unhas e deixara seu Spitz muito mais calmo e obediente.
Esta página é de responsabilidade de Douglas Pereira Martins - Canil Power Liffting
www.powerliffting.blogspot.com
Fones: (011)9266-9907 -
pwliffting@bol.com.br