Terrier Brasileiro
Introdução
O Terrier Brasileiro é um cãozinho capaz de conquistar qualquer coração humano, por mais duro ou triste que ele seja. Também conhecido como Fox Paulistinha.
Origem
Não se sabe efetivamente qual é a origem do Fox Paulistinha, mas acredita-se que seja uma mistura do Jack Russel Terrier e do Fox Terrier de pelo liso. A história conta que os primeiros exemplares da raça chegaram ao Brasil juntamente com a corte portuguesa.
O nome Fox Paulistinha foi dado ao cão em virtude da coloração de sua pelagem, que é tricolor, associando-se às cores de São Paulo, que também são três: branco, preto e vermelho. Já o nome Terrier Brasileiro se deve ao fato de a história de seleção e apuração da raça ter ocorrido quase que totalmente no Brasil.
Características da raça
As características mais marcantes do Fox Paulistinha são a sua agilidade e lealdade ao seu dono. É um animal extremamente inteligente e valente, considerado a melhor raça para alarme em residências. Desde o início de sua seleção, a habilidade para caça é uma característica prevalente; os colonizadores trouxeram esses animais, que são exímios caçadores de ratos.
Sua estrutura corporal é pequena, alcançando entre 33 e 40 cm, sendo os machos maiores que as fêmeas. Tem pelagem lisa, curta e muito colada à pele, com coloração tricolor, predominantemente branca com manchas pretas ou marrons, além de máscara e patas avermelhadas. Seu peso é de aproximadamente 10 kg.
Alimentação e saúde
Muitas pessoas acreditam que cães de pequeno porte são mais sensíveis à saúde, levando a cuidados extremos sem necessidade; no caso do Fox Paulistinha, esse pensamento não se aplica. É uma raça muito forte, com alta resistência física, e sua saúde reflete-se em sua atividade física intensa. Esta raça não apresenta doenças específicas, mas cuidados como visitas ao veterinário uma vez por ano, vacinação e vermifugação frequente, além de boa alimentação, são necessários. Se bem tratados, podem viver de 18 a 20 anos em perfeitas condições.
A prolificidade da fêmea é excelente e sua habilidade materna também. As crias podem ser de até 5 filhotes por ninhada. Sua alimentação deve ser rica em substâncias energéticas de boa qualidade, com vitaminas e minerais bem balanceados, pois o metabolismo desse animal é muito intenso e o gasto de energia é elevado. Já existem no mercado rações comerciais especiais para raças pequenas. Não é aconselhável alimentar esses cães com comida caseira, pois ela não supre as necessidades do Fox Paulistinha e pode causar danos à sua flora intestinal.
Temperamento
O Terrier Brasileiro apresenta agressividade de moderada a alta. É muito dócil e leal ao seu dono, principalmente aquele com quem melhor se identifica, mas pode ser arredio com estranhos, podendo até atacar. Por ser um cão muito ágil, necessita de espaço para se exercitar e extravasar sua energia; pode tornar-se insuportável quando colocado em ambientes pequenos. Adapta-se muito bem às mudanças de ambiente, mas pode entrar em depressão profunda quando afastado de seu dono.
Curiosidades
Reconhecido como raça pela Fédération Cynologique Internationale, na Suíça, em 1964, sendo então reconhecido pelos demais Kennels. Os machos não devem ser criados em apartamentos, pois não se adaptam muito bem.
Esta página é de responsabilidade de Dra. Antonieta Marques Caldeira - Médica Veterinária.
DOMVET CONSULTORIA VETERINÁRIA S/C LTDA.
Telefone: (11) 6241-7549 - domvet@uol.com.br - www.domvet.com.br.