Golden Retriever

Histórico da Raça

Segundo os registros que datam da metade do século 19, na Inglaterra, um criador escocês e amante dos cães, Sir Dudley Majoribanks (Lorde de Tweedmouth), criou o Golden que conhecemos hoje a partir do cruzamento de diversas raças, entre elas, o Flat-Coasted Retriever, o Tweed Water Spaniel (raça já extinta), Setter Irlandês e do Bloodhound. Essa enorme mistura aconteceu porque procurava-se um cão de porte médio, com faro apurado, que auxiliasse seu dono nas caçadas, buscando os animais abatidos tanto na terra como na água, inteligente, obediente, fácil de treinar e calmo.

Imagem de um Golden Retriever

Características e Utilização

Atualmente, assim como o Labrador Retriever, essa raça vem sendo muito utilizada como guia para cegos, na terapia com deficientes físicos e mentais, pela polícia para farejar drogas ou ainda atuando no resgate de sobreviventes em desastres. Goldens também trabalham como ótimos terapeutas na recuperação de doentes em hospitais, principalmente crianças e idosos. Como cão de companhia, se mantém sempre junto dos familiares em casa, mas está sempre disposto a atividades. Adora longos passeios, além de ser excelente nadador. É inteligente, de treinamento muito fácil, brincalhão com as crianças, convive muito bem com outros cães e até mesmo com gatos.

Golden Retriever em ação

É um cão de porte grande, robusto, que necessita de exercícios físicos diários, mas se adapta bem a locais pequenos. Hoje, inclusive, é muito comum tê-lo em apartamentos, graças ao seu temperamento tranquilo. No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren, o Golden Retriever ocupa a 4ª posição entre as raças mais inteligentes (foram classificadas 133 raças). Ainda segundo o autor, isso significa que eles estão entre as raças mais brilhantes em termos de obediência e também na execução de tarefas de trabalho. Essa raça foi reconhecida pelo Kennel Club em 1913. Sua procura vem crescendo no ranking mundial.

Golden Retriever em ambiente familiar

Temperamento

Resistente, vigoroso, ativo e de excelente faro. É um grande rastreador. Tem uma memória fora do comum, desprovido de agressividade, late muito pouco. Meigo, sensível, calmo, equilibrado e excelente companheiro. Seu treinamento, embora deva ser firme, deve ser suave. Uma característica muito própria da raça é a sensibilidade. Goldens são capazes de detectar qualquer mudança de humor em seus donos e são extremamente orientados pelo tom de voz de seus familiares.

Golden Retriever em treinamento

Utilização: Além de ser um excelente coadjuvante nas caçadas, é muito utilizado como guia de cegos, cão de socorro, busca de drogas e um adorável cão de companhia.

Golden Retriever em ambiente de trabalho
Esta página é de responsabilidade de Marilda Lessa
Proprietária do CANIL WOLF'S VALLEY
Criação de Golden Retriever. Linhagens selecionadas. Netos e filhos de campeões nacionais, pan-americanos e internacionais. Rígido controle de displasia. Alto padrão genético para compradores exigentes. Reserva e venda permanente de filhotes.
Telefone: (015) 99622-9639
canilwv@gmail.com
http://canilwv.blogspot.com.

Veja também

Entre em contato

Mensagem enviada!