Golden Retriever
Histórico da Raça
Segundo os registros que datam da metade do século 19, na Inglaterra, um criador escocês e amante dos cães, Sir Dudley Majoribanks (Lorde de Tweedmouth), criou o Golden que conhecemos hoje a partir do cruzamento de diversas raças, entre elas, o Flat-Coasted Retriever, o Tweed Water Spaniel (raça já extinta), Setter Irlandês e do Bloodhound. Essa enorme mistura aconteceu porque procurava-se um cão de porte médio, com faro apurado, que auxiliasse seu dono nas caçadas, buscando os animais abatidos tanto na terra como na água, inteligente, obediente, fácil de treinar e calmo.
Características e Utilização
Atualmente, assim como o Labrador Retriever, essa raça vem sendo muito utilizada como guia para cegos, na terapia com deficientes físicos e mentais, pela polícia para farejar drogas ou ainda atuando no resgate de sobreviventes em desastres. Goldens também trabalham como ótimos terapeutas na recuperação de doentes em hospitais, principalmente crianças e idosos. Como cão de companhia, se mantém sempre junto dos familiares em casa, mas está sempre disposto a atividades. Adora longos passeios, além de ser excelente nadador. É inteligente, de treinamento muito fácil, brincalhão com as crianças, convive muito bem com outros cães e até mesmo com gatos.
É um cão de porte grande, robusto, que necessita de exercícios físicos diários, mas se adapta bem a locais pequenos. Hoje, inclusive, é muito comum tê-lo em apartamentos, graças ao seu temperamento tranquilo. No livro The Intelligence of Dogs de Stanley Coren, o Golden Retriever ocupa a 4ª posição entre as raças mais inteligentes (foram classificadas 133 raças). Ainda segundo o autor, isso significa que eles estão entre as raças mais brilhantes em termos de obediência e também na execução de tarefas de trabalho. Essa raça foi reconhecida pelo Kennel Club em 1913. Sua procura vem crescendo no ranking mundial.
Temperamento
Resistente, vigoroso, ativo e de excelente faro. É um grande rastreador. Tem uma memória fora do comum, desprovido de agressividade, late muito pouco. Meigo, sensível, calmo, equilibrado e excelente companheiro. Seu treinamento, embora deva ser firme, deve ser suave. Uma característica muito própria da raça é a sensibilidade. Goldens são capazes de detectar qualquer mudança de humor em seus donos e são extremamente orientados pelo tom de voz de seus familiares.
Utilização: Além de ser um excelente coadjuvante nas caçadas, é muito utilizado como guia de cegos, cão de socorro, busca de drogas e um adorável cão de companhia.
Esta página é de responsabilidade de Marilda Lessa
Proprietária do CANIL WOLF'S VALLEY
Criação de Golden Retriever. Linhagens selecionadas. Netos e filhos de campeões nacionais, pan-americanos e internacionais. Rígido controle de displasia. Alto padrão genético para compradores exigentes. Reserva e venda permanente de filhotes.
Telefone: (015) 99622-9639
canilwv@gmail.com
http://canilwv.blogspot.com.