Dogue Alemão

Características do Dogue Alemão

É impossível se manter indiferente diante de um Dogue Alemão. Seu porte majestoso, que impressiona adultos e crianças, deu-lhe o sugestivo nome de "Apolo dos Cães".

O temperamento do Dogue Alemão, apesar de todo seu tamanho, é extremamente equilibrado e não se mostra um cão agressivo. Adora crianças e convive muito bem com outros cães.

O Dogue Alemão tem uma noção muito forte de territorialidade. Ele considera "seu território" todo e qualquer lugar onde esteja seu dono, seja uma casa ou mesmo um carro. No entanto, ele só dá o alarme, latindo sem atacar, a não ser que haja uma reação mais agressiva por parte do intruso.

Essa mistura de cão de companhia e segurança faz do Dogue Alemão um cão mais do que versátil.

Origem da Raça

Imagem de um Dogue Alemão Arlequim

São considerados antepassados do atual Dogue Alemão os antigos "Bullenbeisser" assim como os "Hatz-und-Saur,den" (cães usados na caça ao javali), que se situavam entre os poderosos mastiffs ingleses e um cão de guarda ágil e rápido. O termo "Dogge" foi aplicado, a princípio, a todos os cães grandes e fortes, que não pertenciam, necessariamente, a uma raça em particular. Mais tarde, foram utilizados nomes especiais, tais como "Ulmer Dogge", "Dogue Inglês", "Dinamarquês", definindo diferentes tipos de cães de acordo com a cor e tamanho.

No ano de 1878, foi formado, em Berlim, um comitê composto por sete membros entre criadores e juízes de cães, sob a presidência do Dr. Bodinus. Este comitê tomou a decisão de classificar todas as variedades mencionadas anteriormente dentro do conceito de "Deutsche Doggen" (Dogue Alemão). Desta maneira, foi denominada a criação de uma raça independente. No ano de 1880, durante uma exposição realizada em Berlim, foi criado o primeiro padrão para o Dogue Alemão. Desde então, este padrão tem sido controlado pelo "Deutscher Doggen-Club 1888 e V" e alterado em algumas vezes através dos anos. A versão atual está em conformidade com os padrões da FCI (Federação Cinológica Internacional).

Aparência Geral

Imagem de um Dogue Alemão Azul

A aparência nobre do Dogue Alemão é uma combinação de força, elegância e majestade, com um corpo bem formado, alto e forte. Possui uma constituição robusta aliada à nobreza e uma silhueta bem proporcionada, assim como uma cabeça muito expressiva que impressiona o espectador como se admirasse uma nobre escultura. Por isso, é considerado o Apolo entre todas as raças caninas.

Seu porte gigante exige algumas medidas, segundo o padrão oficial da raça. Os machos devem ter altura mínima de 80 cm de cernelha e as fêmeas, um mínimo de 72 cm (a cernelha é o ponto de encontro entre o pescoço e a linha superior). Pede-se que sejam o mais quadrados possível, principalmente os machos.

Variedade de Cores e Criação

Imagem de um Dogue Alemão Tigrado

O Dogue Alemão, devido às suas variedades, está dividido em três raças dentro de uma só. Isso porque não é permitido o cruzamento entre as três variedades distintas que são:

Dogue Alemão Arlequim e Preto:
Arlequim - Chama-se Arlequim o cão que possui a cor de fundo em branco puro, de preferência em cada marca, manchas preto profundo, bem distribuídas sobre todo o corpo, estas manchas possuem formato irregular. As manchas acinzentadas ou amarronzadas são indesejáveis.
Preto (Preto de Arlequim) - Preto profundo. Manchas brancas são permitidas e ocorrem, geralmente, no peito e nos pés. Chama-se de mantado o cão que possui o manto todo negro no dorso, as laterais do focinho, o pescoço, peito, ventre, pernas e ponta da cauda brancas.

Dogue Alemão Dourado e Tigrado:
Dourado - Cor dourado claro até dourado escuro. É desejável uma máscara preta. Manchas brancas em qualquer local são indesejáveis.
Tigrado - Cor de fundo dourado claro até dourado amarelo, com listras pretas claramente definidas e de igual espessura, na direção das costelas. A máscara preta também é desejável, bem como manchas brancas em qualquer localização não são permitidas.

Dogue Alemão Azul e Negro:
Azul - Cor Azul-Aço puro. Manchas brancas, pequenas, no peito e patas são permitidos.
Negro (Preto de Azul) - Preto profundo. Manchas brancas, pequenas, no peito e patas são permitidos.

Diferença entre o PRETO (Preto de Arlequim) e NEGRO (Preto de Azul) - As diferenças apresentadas entre estas duas cores baseiam-se somente no fato de que o Preto de origem Arlequim possui manchas brancas no corpo, bem como a variedade "mantada". Já no Preto de origem Azul, as manchas brancas apresentadas são as menores possíveis e a variedade mantada não é obtida nesta criação.

Cruzamentos Permitidos e Resultados

Cores dos Pais
Arlequim x Arlequim
Arlequim x Preto
Preto x Preto
Dourado x Dourado
Dourado x Tigrado
Tigrado x Dourado
Azul x Azul
Azul x Negro
Negro x Negro

Cores dos Filhotes
Arlequim, Preto e Mantado
Dourado
Dourado e tigrado
Azul
Azul e negro

Cuidado e Saúde

Imagem de Dogues Arlequins

Por ser um cão de grande porte, ele precisa de um bom espaço para se exercitar, principalmente quando filhote, pois seu crescimento é notado quase que diariamente. O piso onde o filhote vive deverá ser áspero para que o mesmo não tenha problemas de aprumos, acarretando deformações em sua estrutura óssea. Ademais, ele é um cão que não exigirá cuidados rígidos, sendo muito resistente a doenças.

Seu pelo curto e liso não requer maiores cuidados. Basta um bom banho e uma escovação para que o cão mantenha-se sempre bonito.

Quando se optar pela operação de colchotomia (corte de orelhas), faça-a até o limite de 70 dias de vida de seu filhote, mas lembre-se que é uma cirurgia puramente estética, não interferindo, de nenhuma maneira, em melhor audição ou menor incidência de otites.

Para que se evite a "torção gástrica" (torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal), que é relativamente comum em algumas raças de cães de grande porte, deve-se oferecer alimentação adequada dividida em duas ou três vezes ao dia, bem como evitar que o animal beba grande quantidade de água, corra ou pule após a alimentação.

A expectativa de vida de um Dogue Alemão é de cerca de 10 anos.

Curiosidades sobre a Raça

Imagem do Scooby Doo

A raça ganhou fama através dos desenhos do Scooby Doo, mas as semelhanças entre o desenho e o animal ficam somente na aparência física. No temperamento, o Scooby Doo em nada lembra o "Apolo dos Cães". Segundo o criador do personagem, Iwao Takamoto, ele o fez exatamente como o oposto de um Dogue Alemão campeão. O personagem é medroso e assustado. O Dogue Alemão não. Ele sabe se impor quando necessário.

Informações de Contato

Os cães apresentados nesta página são de criação dos Canis:

  • Canil Cães de Juréia
    Prop. Denise Perim
    Telefone: (11) 6671-2213
    São Paulo - SP
  • Dragon Canhoto's Kennel
    Prop.: Ademir e Maristela Canhoto
    Telefone: (11) 4612-6302
    Cotia - SP
    E-mail: maristela@jmcsa.com.br
  • Canil Per Toschi
    Prop.: Heleny Toschi
    Telefone: (11) 492-3913
    Cotia - SP
    E-mail: pertoschi@uol.com.br

Veja também

Entre em contato

Mensagem enviada!