Dogo Argentino

Características da Raça

Dogo Argentino

Imagem do Dogo Argentino

Uma obra-prima da manipulação genética, resultado de longo tempo de pesquisa e seleção com forte objetivo para caça de javali. Este cão, que possui tamanho entre 60 a 65 cm e peso de 40 a 45 kg, é dotado de força descomunal. Seu temperamento é bem definido, independente e equilibrado, gostando do convívio com pessoas conhecidas. É utilizado para rinha, como guia de cegos, em busca e salvamento, além de ser um excelente cão de guarda, sendo tolerante com crianças acima de 6 anos. A saga do Dogo Argentino vem de Córdoba, uma romântica e pujante cidade com fortes traços culturais e coloniais, onde seus antepassados espanhóis tinham várias paixões, entre elas os cães de rinha.

Impossível falar do Dogo Argentino sem mencionar o trabalho profícuo dos irmãos Antônio Norez Martinez e Augustin Norez Martinez, que em 1925 deram início a este projeto. Em 1928, Antônio escreveu o primeiro padrão da raça, mas não viveu para ver seu sonho realizado, pois foi assassinado numa tentativa de roubo durante uma caçada de javali em 1956. Eles começaram com um núcleo de estudo com 10 fêmeas de pelea Cordobês, e foram inseridas as primeiras raças que mais tarde resultaram em ninhadas promissoras, agora com um plantel de 30 fêmeas melhor avaliadas.

É um cão rápido também na localização do inimigo, pois fareja alto pelo ar e possui um olfato apuradíssimo, herança do Pointer. Ele utiliza o vento e não o rastro no chão, o que implica em uma maior eficiência na busca.

Raças Inseridas

Dogue Alemão - foi inserido para dar peso e tamanho.
Bulldogue Inglês e Bull Terrier - foram reintroduzidos para acrescentar valor, intrepidez, resistência, insensibilidade à dor e tenacidade na luta.
Boxer - trouxe vivacidade e inteligência necessárias para a assimilação das lições de guia de cego.
Mastim dos Pirineus - conferiu tamanho, rusticidade, olfato e resistência a adaptações em diversos climas, acentuando seu manto branco.
Pointer Inglês - importado da França, responsável pelo apurado olfato.
Irlandês Wolfhound - proporcionou velocidade.
Dogue de Bordeaux - embora os existentes em Córdoba não fossem muito puros, ajudaram com forte pressão mandibular, mas apresentaram o indesejável amarelamento na pelagem.

Por ser companheiro, dedicado, obediente e decidido, hoje o Dogo Argentino atua na polícia federal da Argentina, Holanda e Israel.

Esta página é de responsabilidade de Nilton Lima.
Dog trainer
Fones: (021) 3342-1241 e (021) 9153-6332 - pro-cao@mailbr.com.br

Veja também

Entre em contato

Mensagem enviada!