Border Collie
Características da Raça
O Border Collie é um cão de origem inglesa, na fronteira com a Escócia. Esta raça foi desenvolvida por fazendeiros, pastores de ovelhas, com um trabalho de aperfeiçoamento genético voltado para o pastoreio, há mais de 200 anos. Era chamado de Collie trabalhador, para distingui-lo do Rough Collie (no Brasil conhecido por Collie - Lassie).
Os homens da acidentada região fronteiriça inglesa, daí o nome Border (fronteira), tinham como preceito cruzar apenas os exemplares que mais se destacavam para o trabalho com ovelhas, escolhendo entre o plantel os melhores pastores. Esses cruzamentos resultaram em exímios cães de trabalho. Essa condição era a principal entre os que desenvolviam a raça, e por causa da simplicidade desses fazendeiros, o Border Collie ganhou uma aparência rústica e exótica, que mais parece um "vira-lata" do tipo que geralmente vemos nas ruas, mas também ganhou uma inteligência extraordinária, sendo considerado pelo estudioso do comportamento canino, Stanley Coren, como o cão mais inteligente do mundo.
Habilidades e Temperamento
Dotado de extrema habilidade, o Border Collie atinge uma velocidade de mais de 70 km/h e, por ser um cão de trabalho pesado, resiste ao cansaço enquanto trabalha, demonstrando muita disposição até terminar suas tarefas.
De ótima tratabilidade, os Borders são talvez a única raça cujo padrão oficial permite várias colorações de pelagem e também um olho de cada cor nos cães cuja pelagem seja do tipo "merle" (cor que mistura várias tonalidades sobre um fundo geralmente acinzentado).
É curioso como os Borders são adoráveis e têm uma ótima convivência com outros cães. Eles são companheiros do tipo que gostam de estar perto, mas sem muito "nhê-nhê-nhê", ou seja, gostam de carinho, como todo cão, mas não solicitam a atenção do dono a toda hora. São cães de temperamento esperto, alertas, inteligentes, meigos e responsáveis, jamais nervosos ou agressivos.
Como são cães de trabalho árduo e contínuo, possuem muita resistência e disposição. Portanto, os interessados em adquirir o cão mais inteligente do planeta precisarão, acima de tudo, estar dispostos a longas caminhadas ou, pelo menos, que curtam entrosar-se com seu cão e juntos praticarem o AGILITY (modalidade esportiva onde cão e dono percorrem juntos um percurso de obstáculos, onde somente o cão tem que transpô-los em um determinado tempo e com um baixo índice de faltas).
Vale a pena, os Borders são cães adoráveis e sua aparência é cativante. Latem pouco e, como todo cão de pelagem profusa, soltam pelos, porém nada que uma boa e frequente escovadela não resolva.
Informações de Contato
Esta página é de responsabilidade de Marcello Alonso.
Criador e Proprietário do Canil Lord Manske - www.lordmanske.com.br
Diretor Regional - Sociedade Brasileira de Cinofilia
Sobraci - Ala Litoral - Juiz de raças.
Telefone: (013) 3426-8390 - canil@lordmanske.com.br