American Staffordshire Terrier

Origem da raça

A origem do American Staffordshire é exatamente a mesma dos seus "primos" American Pit Bull Terrier, Staffordshire Bull Terrier e Bull Terrier, e converge para os antigos Bulldogs. Ao longo dos séculos XV até XVIII, os antigos Bulldogs ingleses passaram por uma evolução adaptando-se à função que exerciam: combate contra touros e outras feras. Essa evolução consistiu em aumento de ferocidade, determinação e, claro, força muscular. Na metade do século XIX, houve uma proibição de "Blood Sports" no Reino Unido, e com isso os donos de Bulldogs foram obrigados a encontrar outras funções para esses cães. A alternativa encontrada foi o combate entre cães, pela facilidade de ocupar espaços menores. A prática mostrou aos apostadores que deveriam desenvolver cães mais ágeis e, para isso, introduziram cruzamentos de raças menores como Greyhounds e Terriers. Temos aí um novo cão que se subdividiu nas vertentes que conhecemos atualmente. Tivemos um grupo que foi desenvolvido buscando a participação em exposições de beleza (Bull Terrier) e tivemos um grupo que inicialmente foi concebido para combates (Staffordshire Bull Terrier). Os Staffordshire Bull Terriers receberam esse nome devido ao condado do mesmo nome onde foram desenvolvidos.

Imagem do American Staffordshire Terrier

Nome: Multi Ch.Benmarás Montana of Roadhouse (EUA)
Proprietário: Max Slijpe (Holanda)

Características do temperamento

Ao depararmos com um American Staffordshire Terrier, torna-se impressionante sua substância muscular. O corpo é retangular, de tamanho médio, musculoso e a cabeça para muitos chega a ser desproporcional devido à mandíbula pronunciada. Apesar de ter todas as características que denotam agressividade, o American Staffordshire exibe um temperamento calmo e controlado, mesmo em relação a outros animais. Esse caráter resulta da seleção feita há muitas gerações, justamente com o intuito de diferenciá-los dos cães de combate. Realçar a beleza física e abrandar o temperamento resultou em cães mais fáceis de distinguir do Pit Bull.

Popularidade e padrão da raça

No seu país de origem, os EUA, o American Staffordshire Terrier não é campeão de popularidade, mas mantém um bom número de admiradores e proprietários. Consegue, em alguns casos, atrair antigos criadores de Pit Bull que buscam cães com estrutura mais requintada. Na Europa, tem sofrido certa discriminação devido à sua semelhança com o Pit Bull e principalmente a um acidente na Alemanha envolvendo um exemplar que ao escapar matou uma criança. Apesar de não ser uma conduta característica da raça, não podemos descartar exemplares com desvio de comportamento ou má criação, que pelo seu potencial podem causar acidentes fatais como esse.

Esta página é de responsabilidade de Fabio Quio Takao.
Proprietário do Revenge Kennel.
Fone: (11) 9235-0794 - revenge_kennel@yahoo.com.br - www.revengekennel.cjb.net.

Imagem do American Staffordshire Terrier

Veja também

Entre em contato

Mensagem enviada!