Pássaros - Guia completo sobre criação e cuidados

Princípios básicos para acasalamento de canários

A primeira regra a ser seguida é o acasalamento de um pássaro Intenso com um Nevado. O pássaro Intenso tem a plumagem mais curta e mais resistente, mostrando sua cor predominante de forma mais acentuada, ao passo que o pássaro Nevado tem a plumagem mais longa e mais macia, demonstrando a cor predominante de maneira mais esmaecida.

Em razão do tipo de plumagem, o pássaro Intenso aparenta ser menor que o pássaro Nevado devido justamente ao tamanho das penas.

O acasalamento de dois pássaros Intensos provoca nos filhotes uma redução exagerada da plumagem e, consequentemente, prejudica sua aparência devido às penas desalinhadas (duras e mais curtas). O inverso, isto é, o acasalamento de dois pássaros Nevados, faz com que os filhotes gerados tenham plumagem maior e mais macia que o normal, apresentando-se com tamanho além do padrão e facilitando o aparecimento de cistos (bolas na pele), que nada mais são do que as próprias penas que não conseguem passar pelos poros da pele do pássaro.

Outro princípio a ser seguido é o acasalamento de pássaros de cor de fundo Branco Dominante (Azuis, Prateados e Brancos) sempre com pássaros Nevados, pois os Dominantes são considerados Intensos. O acasalamento de dois pássaros Dominantes não é aconselhável, pois alguns ovos não eclodem, causam a morte de filhotes nos primeiros dias de vida e alguns dos sobreviventes ficam com excesso de amarelo nas laterais das asas, além de terem seu tamanho diminuído.

No caso de pássaros com Topete (Gloster, Crest, Lancashire, Fiorino etc.), um dos parceiros necessariamente não pode ter Topete para evitar deformações no topete dos filhotes gerados com essa característica.

Evitar o acasalamento de dois canários Lizard com cúpula perfeita para evitar que os filhotes gerados apresentem-se com a cúpula além dos limites adotados como padrão da raça.

É possível o acasalamento de canários pai com filha e/ou mãe com filho, porém essa prática deve ser bem controlada para evitar-se uma consanguinidade mais estreita. Nunca acasalar dois irmãos, pois os filhotes poderão ser gerados com deformações graves.

A última regra de acasalamento, mas também de grande importância, é a utilização de macho e fêmea dentro do tamanho padrão para que sejam evitados filhotes pequenos ou grandes demais.

Alimentação

Fornecer aos pássaros da loja sementes e rações de qualidade superior, livres de agrotóxicos, fungos e mofo. O investimento em sementes e rações de qualidade superior representa maior satisfação para quem adquire pássaros saudáveis e evita prejuízos aos lojistas, como mortes e encalhe de pássaros doentes, os quais devem ser retirados do local de vendas e tratados adequadamente para evitar má impressão aos clientes.

Deve-se dar preferência às rações prontas existentes no mercado, às quais adiciona-se apenas água para reidratá-las. Existem rações prontas para canários exóticos, silvestres, psitacídeos (periquitos, agapornis, papagaios, araras etc.) e também rações contendo mel, insetos e frutas desidratadas, além de papas apropriadas para auxiliar a alimentação de filhotes. Evitar fórmulas caseiras que utilizam ovos cozidos, pois estes são normalmente responsáveis pela transmissão de salmonelose aos pássaros.

Desinfecção dos pássaros

Todos os pássaros recém-adquiridos devem ser desinfetados com produtos apropriados para eliminar piolhos e ácaros, caso contrário, em poucas horas todos os pássaros e aves da loja ficarão contaminados. Não se deve esquecer que os pássaros somente poderão tomar banho de três a quatro dias após serem desinfetados. Deve-se aproveitar a ocasião, já que o lojista precisa pegar cada pássaro com as mãos, para aparar suas unhas.

Manutenção

É imprescindível a limpeza diária do local e das gaiolas dos pássaros, trocando água, papel, sementes e farinhadas/frutas/papas/verduras, quando for o caso; banho uma a duas vezes por semana; lavar semanalmente as grades das gaiolas (pisos); cortar as unhas dos pássaros quando estiverem crescidas; verificar diariamente se todos se apresentam saudáveis, isolando e tratando aqueles que apresentarem quaisquer sintomas de doenças e anomalias.

Atendimento pós-venda

O atendimento que o lojista dispensar ao cliente que adquiriu seus pássaros é de vital importância. O aprimoramento das técnicas de manejo, noções sobre criação e tratamento dos filhotes, frequência e duração dos banhos, localização das gaiolas, tipos de verduras que podem ser oferecidas aos pássaros, modelos de ninhos e materiais para forrá-los, tempo de incubação dos ovos, idade em que os filhotes deixarão os ninhos e quando os mesmos poderão ser separados dos pais etc., farão com que o cliente passe a confiar no lojista e não vá procurar seu concorrente em busca de atendimento adequado.

Estoque de pássaros e aves

O lojista deve ter conhecimento da época de mudança de penas dos pássaros e aves que pretende comercializar para evitar que seu estabelecimento fique cheio de penas por aproximadamente dois a três meses, período em que normalmente os pássaros param de cantar e não oferecem nenhum atrativo ao comprador. Lembre-se, por exemplo, de que pássaros exóticos mudam de penas e criam seus filhotes em períodos do ano diferentes dos canários, o mesmo ocorrendo com várias outras espécies de pássaros e aves.

Paulo Galvão

Paulo Sérgio D. Ayrosa Galvão é Presidente do COB - Clube Ornitológico Brasileiro, Presidente do CORES - Clubes Ornitológicos Reunidos do Estado de SP, sócio-proprietário da Pet Shop Imarés e criador de pássaros.

Endereço: Av. dos Imarés, 80 - Moema - São Paulo - SP Telefone: (11) 543-0609

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