Labcon Test Amônia Tóxica - Teste de Amônia para Aquários de Água Doce
Informações sobre o produto
Labcon Test Amônia Tóxica - Teste de Amônia para Aquários de Água Doce
Ocorrência da amônia no aquário
Sobras de alimentos, produtos da excreção dos peixes, restos de plantas e peixes mortos são desdobrados em amônia por bactérias heterotróficas, num processo chamado amonificação. Grande parte da amônia também se origina diretamente dos peixes, principalmente excretada pelas brânquias. Na sequência deste processo, a amônia, por ação de dois grupos de bactérias autotróficas nitrificantes, é oxidada primeiramente a nitrito e depois a nitrato.
Impacto da amônia nos peixes
Níveis elevados de amônia provocam estresse nos peixes, com consequente diminuição da resistência imunológica, danos nas brânquias e destruição das nadadeiras. A amônia interfere na transferência de oxigênio das brânquias para o sangue e, em médio prazo, causa danos às próprias brânquias. As membranas produtoras de muco podem ser destruídas, reduzindo a limosidade de cobertura externa e danificando a superfície intestinal. Peixes sofrendo de envenenamento por amônia geralmente apresentam-se ofegantes, nadando na superfície e com comportamento apático.
Compreendendo a amônia tóxica
Quimicamente falando, a amônia no ambiente aquático pode apresentar-se em duas formas, ionizada (NH4+) e não ionizada (NH3). O balanço entre as duas formas é determinado principalmente pelo pH, e em menor grau pela temperatura. Com o aumento do pH, este balanço muda no sentido da forma NH3, aumentando exponencialmente sua proporção. Somente a forma NH3 é importante em termos de toxicidade. O risco de intoxicação, portanto, aumenta muito em aquários de pH caracteristicamente mais elevados, como os aquários de Ciclídeos Africanos.
Monitoramento da amônia
Teores da forma NH3 inferiores a 0,02 ppm são considerados seguros para os peixes, enquanto teores superiores a 0,04 ppm exigem providências. Labcon Test Amônia Tóxica mede primeiramente o teor de amônia total. Na tabela para definição do teor de NH3, deve-se relacionar o valor apurado de amônia total com os valores de pH e temperatura. Valores de NH3 na zona verde são considerados adequados. Os pontos localizados na zona amarela merecem atenção, enquanto os valores na zona vermelha indicam risco e pedem providências.
Ações recomendadas
Ao se constatar valores de NH3 acima de 0,04 ppm (zona vermelha), deve-se imediatamente realizar sifonagem de fundo com troca parcial de água. Deve-se analisar e, se necessário, corrigir o pH da água a ser adicionada ao aquário. Esta não deve apresentar pH superior ao da água que já está no aquário, para não potencializar a amônia tóxica, ao elevar o pH da mistura. Em seguida, deve-se verificar o funcionamento do sistema de filtragem e diminuir a alimentação habitual por alguns dias.
Mais informações
Mais informações sobre este e outros produtos da linha Alcon, Labcon pelo site: www.labcon.com.br
Veja também
Empreendedor do mercado pet se une com amigos especialistas no mercado financeiro e juntos lançam o primeiro banco digital com foco no setor
O Paws Bank é o primeiro banco digital focado no mercado pet, oferecendo serviços inovadores e parcerias com ONGs para resgate de animais.
Ratoeira adesiva Colly
A ratoeira adesiva Colly é eficaz na captura de ratos, segura para uso em ambientes domésticos e profissionais, sem veneno.
Mypet Magazine: Inovação no mercado de acessórios
A MyPet Magazine é uma revista trimestral que traz informações e ofertas para lojistas do setor de pet shop.
Pelos de cães e gatos mais maleáveis e fáceis de pentear
Conheça o Super Desembaraçador da Limpinho, ideal para deixar a pelagem de cães e gatos sedosa e fácil de pentear.