Pit bull: uma reflexão necessária
Contexto atual
Temos visto, nos últimos dias, alguns casos envolvendo acidentes onde cães pit bull estão inseridos. Lamentamos, pois são pessoas, como crianças, adultos e até outros animais. Entendo que não são com medidas simplistas que se resolverá a questão, sem discussão com profissionais como adestradores, criadores e veterinários que lidam diretamente com o assunto.
Histórico das raças
Se fizermos uma pequena viagem no tempo, veremos que na década de 80, o grande vilão foi o doberman. Diziam que era o cão do diabo, matador, com cérebro pequeno, que não reconhece o dono. Um folclore em torno da raça. Ao longo da caminhada, preparei vários dobermans com ótimo caráter e equilíbrio. Hoje, isso já é passado distante, e aparece agora uma nova raça em foco. O fato é que o homem estava presente lá, como está agora aqui, não será muita coincidência?
Responsabilidade na posse de cães
Precisamos de pessoas equilibradas e responsáveis na condução de seus cães, independente da raça. O cão é um ser gregário por natureza; viver ao lado do homem foi como tudo começou. O cão é o mesmo, e o homem? Castrar, como querem alguns, parece-me um discurso vazio. Já adestrei vários pit bulls com alto grau de disciplina e equilíbrio. Esta raça costuma ser sociável com o homem. Se algo dá errado, pode ser o homem que projeta no cão seus devaneios, fantasias e neuroses, conduzindo-o na direção do perigo, colocando-os em rinha e introduzindo treinamento indevido, resultando na quebra do temperamento e distorção do caráter.
Convivência saudável
Vamos conduzir nosso cão com mais atenção, preocupando-nos com o "outro", sempre na guia e criando um ambiente saudável no convívio familiar. A partir daí, não teremos mais crises. Ah!, cadê os dobermans?
Esta página é de responsabilidade de Nilton Lima.
ADESTRADOR
Fones: (021) 3342-1241 e (021) 9153-6332 - pro-cao@mailbr.com.br
Veja também
Vacinação contra a raiva
A vacinação contra a raiva é essencial para a saúde de cães e gatos, prevenindo a transmissão da doença e garantindo a segurança dos animais.
Vacinação contra raiva
A vacinação contra raiva é essencial para a saúde de cães e gatos, prevenindo a transmissão da doença e garantindo a segurança dos animais.
Traqueobronquite infecciosa canina: risco aos cães aumenta nos meses mais frios do ano
A traqueobronquite infecciosa canina, conhecida como tosse dos canis, é mais comum nos meses frios. Vacinação é essencial para prevenção.
Escovar os dentes também é bom para cachorro
A escovação dental é essencial para a saúde bucal de cães e gatos, prevenindo doenças periodontais e garantindo bem-estar.