Montagem de uma pet shop

Introdução

A montagem de um estabelecimento denominado "Pet Shop" inclui além dos produtos destinados a cães e gatos, salão de banho e tosa de pelos, hotel e consultório veterinário. Estes são os serviços básicos que uma pet shop deve oferecer para ter sucesso. A implementação de outros serviços, como clínica veterinária, emissão de guias para viagem, registro de animais, entre outros, são prestações de serviços que agregam muito valor a este tipo de comércio.

Os primeiros passos a serem dados por alguém que quer montar este tipo de estabelecimento são: gostar de animais e gostar de lidar com pessoas, pois vale lembrar que os produtos vendidos são para os animais, contudo os clientes pagantes são seus donos.

Passos para a montagem

Os passos a serem seguidos para a montagem de uma pet shop de pequeno porte são os seguintes:

  • Pesquisa de região a ser implantado este comércio: considera-se nesta pesquisa a população de animais existentes no bairro, poder aquisitivo dos habitantes, quantidade de lojas em um raio de um a dois km.
  • Locação ou aquisição de um ponto comercial: deve ser um local de fácil acesso, com estacionamento preferencialmente, em região com concentração de animais domésticos. O tamanho deve ser o suficiente para uma boa circulação dos clientes, com locais separados para banho e tosa, hotel e consultório veterinário, isolados do público.
  • Abertura de empresa comercial ou firma individual.
  • Registro da empresa junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV): este registro deve ser feito na delegacia do conselho mais próximo da cidade que se localiza o estabelecimento. É exigido um Médico Veterinário como responsável técnico pelo pet shop.
  • Registro do consultório junto ao CRMV: neste caso, o consultório pode ser registrado em nome do veterinário responsável pelo mesmo ou, no caso da loja, deve constar no contrato social a atividade de consultório veterinário.
  • Material de trabalho: deve ser adquirido um kit básico para banho e tosa, material para consultório veterinário, 04 gaiolas (no mínimo) para acomodação dos animais em espera para tosa, vasilhas de alimentação, além dos materiais contábeis e de escritório, se necessário.
  • Construção de um canil e gatil de alvenaria para o hotel.
  • Compra de produtos/estoque: os produtos a serem comercializados na loja vão variar de acordo com o perfil do cliente que atendemos. Por exemplo: uma pet shop onde a maior parte dos clientes são pequenos cães e gatos não terá boa comercialização de sacarias grandes de ração. Os produtos são muito variados, sendo disponíveis no mercado desde nacionais a importados. Inicialmente não se deve comprar grandes quantidades, pois é bom observar primeiro qual é a demanda de clientes e o que este cliente quer.
  • Contratação de funcionários: uma pet shop pequena com banho e tosa, hotel e consultório veterinário deve contar com um atendente de balcão, um tosador e banhista, um médico veterinário e, no caso do hotel, o funcionário de balcão pode revezar com o proprietário se possível ou então deve ter um funcionário exclusivo para o hotel, principalmente quando houver a lotação total do mesmo. Preferencialmente, estes funcionários devem ter experiência ou receber treinamento específico para cada atividade.

A atividade de comércio de produtos para animais está em franco crescimento. Contudo, como todo o empreendimento que se inicia, deve ser feito com carinho e dedicação. Em se tratando de "Pet Shop", vai além disso, porque deve-se gostar de seres vivos que não se expressam pela nossa linguagem falada ou corporal, mas por uma linguagem própria onde o amor e o respeito se manifestam através de latidos e miados.

Dra. Antonieta Marques Caldeira - Médica Veterinária
Domvet Consultoria Veterinária S/C Ltda.
Telefone: (11) 5063-3212
www.domvet.com.br - E-mail: domvet@domvet.com.br

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