Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Abissínios

INTRODUÇÃO

Embora o Abissínio seja uma das mais antigas raças conhecidas, persistem a especulação e controvérsia em relação a sua origem.

Sua aparência é semelhante às antigas pinturas e esculturas egípcias, que mostram um felino de corpo elegante , musculoso, largas orelhas e olhos amendoados.
Estudos recentes mostram que a mais provável origem da raça é a costa do Oceano Índico e sudeste da Ásia.

Ao retornarem da Abissínia em 1868, soldados britânicos trouxeram consigo os primeiros exemplares para o ocidente. Em 1871 foram mostrados pela primeira vez em uma exposição oficial na Inglaterra. A origem do nome “ Abissínio " está relacionada ao local de onde foram trazidos aqueles exemplares.

A introdução da raça na América do Norte ocorreu nos primeiros anos do século passado.

Os Abissínios atuais, ainda conservam uma aparência selvagem do Felis libica ( gato selvagem africano e ancestral de todos os gatos domésticos ).
A RAÇA NO BRASIL

No Brasil, a criação de Abissínios encontra-se em fase de expansão. Estima-se que a raça foi introduzida no Brasil na década de 70. Embora seja uma raça de grande destaque nos Estados Unidos, Europa e outros países, podemos ainda considerá-los raros aqui . Este fato é comprovado através de um levantamento dos números de registros feitos nas grandes entidades gatófilas.

Atualmente os Abissínios ganharam um novo lugar na gatofilia nacional e por muitas vezes são vistos vencendo exposições.

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

A primeira impressão que se tem de um Abissínio, é de se estar contemplando um verdadeiro “ puma miniatura " .

O Abissínio é um gato forte, bem equilibrado, de porte médio, pelagem curta, cauda longa e de uma aparência exótica,exuberante e majestosa. Normalmente os machos são maiores e mais musculosos que as fêmeas. Estas por sua vez são mais ativas e alertas. Sua vocalização é baixa e suave, fato que também se observa nas fêmeas em período de acasalamento.

Donos de uma musculatura vigorosa, corpo extremamente sinuoso e de movimentos leves, ligeiros e flexíveis que lembram a movimentação de uma Pantera..

Uma particularidade da raça é que as ninhadas são pequenas. Nascem em média dois filhotes e as mães são extremamente carinhosas, possessivas e protetoras . Ao menor sinal de ameaça, é comum vê-las transportando-os para local mais seguro.

São muito apegados ao dono, inteligentes e aprendem com facilidade o que lhes é ensinado. Afetuosos e destemidos , estão sempre dispostos para brincadeiras e interessados em tudo que está a sua volta. Extremamente dóceis e convivendo pacificamente com outros animais domésticos.

PELAGEM

Sua pelagem é de textura fina e suave, mas resistente quando tocada em sentido contrário ao do crescimento do pêlo. Apresenta um brilho intenso, refletindo sempre uma tonalidade mais quente. O padrão da pelagem é agouti ( em inglês significa Cutia ), apresentando um ticado/ticking ( marcação salpicada ) escuro e parelho que contrasta com bandas de cor mais clara e alternadas, harmonizando com a cor principal. A banda de cor mais escura e externa é a responsável por este padrão ticado. A banda mais clara está mais próxima da pele. As partes internas do corpo, das pernas e peito , normalmente apresentam uma coloração básica, sem nenhum ticado , listras ou manchas . Os tons mais profundos e concentrados são os desejáveis. A cauda não apresenta listras e tem sempre a ponta de cor mais escura.


Os filhotes quando nascem, apresentam uma cor escura e com a parte interna do corpo bem mais clara. A marcação salpicada, que irá predominar na idade adulta e é característica da raça, somente se manifestará a partir de seis semanas de idade. Este efeito sombreado e brilhante onde cores claras e escuras são intercaladas, torna a pelagem dos Abissínios ímpar.

Desta forma, o Abissínio ideal deverá apresentar a cor clara de fundo na base do pêlo e a cor mais escura na ponta, tornando-se mais intensa ao longo das costas e da cauda. Pernas e face são levemente sombreadas.

Este padrão de pelagem que apresenta ticking pode ser encontrado também em alguns animais selvagens como o puma e a cutia.

CORES

As principais cores aceitas para a raça são: ruddy, sorrel, blue e fawn. Outras cores como o silver, chocolate e o lilás, estão sendo aprimoradas em busca de um reconhecimento futuro e ainda não são aceitas por algumas entidades gatófilas.

RUDDY – Conhecida também como usual ou lebre. É considerada a cor original da raça e é também a mais apreciada. De tonalidade marrom-alaranjado, ticado com bandas de cor preta ou marrom escuro.

SORREL – Conhecida também como vermelha e canela. Esta é uma diluição da cor ruddy e apresenta uma coloração vermelho-alaranjada , ticado com bandas de cor marrom-chocolate.

BLUE –Coloração cinza-azulado, com ticking azul mais intenso, contrastando com uma tonalidade de um pálido creme das partes internas do corpo e base do pêlo.

FAWN –Coloração bege-rosado, com ticking marrom-cacau. As partes internas do corpo e base do pêlo devem ser de pálida cor bege.

CUIDADOS NECESSÁRIOS

Por serem de pelagem curta, não requerem maiores cuidados. Normalmente são realizadas limpezas das orelhas, cortes de unhas e escovações semanais com escova de cerdas naturais e macias.

A periodicidade do banho pode ser mensal e dependerá do estilo de vida de cada Abissínio.

A vacinação e vermifugação são de extrema importância e para isto recomendamos o acompanhamento de um médico veterinário.

A alimetação deve ser rica e balanceada, proporcionando ao gato uma boa saúde e uma pelagem brilhante. Devemos dar especial atenção para cada fase de desenvolvimento , pois as necessidades nutricionais são diferentes. A alimentação correta nas diversas fases de desenvolvimento , aliada as boas condições de higiene, é fator determinante para uma vida saúdavel !

" Como admirador dos felinos e com anos de dedicação à espécie, o exotismo e à semelhança dos Abissínios com o puma me conquistaram ".



Os Abissínios fotografados nesta página são de propriedade do Bungalow Cattery.


Esta página é de responsabilidade de Cleber Ferreira Delázari
Bungalow Cattery - Belo Horizonte - Minas Gerais
Fone: (31) 9956-4737 - bungalowcat@hotmail.com.