Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

PERSPECTIVAS DE MERCADO EM 2005

Atualmente existem cerca de 25 milhões de cães, 11 milhões de gatos, 4 milhões de pássaros e 500 mil aquários espalhados nas casas das famílias brasileiras. Estima-se que para cuidar desses animas existam aproximadamente 9 mil pet shops distribuídas por todo país. Segundo pesquisa da Euromonitor Internacional, o setor, em São Paulo, passa por um período de expansão e profissionalização: cresceu 185% entre 1996 e 2000. Em 2004, a expansão deverá ser de 17% e o mercado nacional poderá movimentar R$ 4,5 bilhões.

O Grupo Pet Center Marginal existe há pouco mais de dois anos e cresceu 50% no primeiro semestre de 2004. O grupo, que é dono da Pet Center Marginal e do sistema de franquias Bicho Sem Grilos, pretende fechar este segundo semestre com um crescimento igual, ou seja, os mesmos 50% dos primeiros seis meses do ano.

O sucesso é resultado, principalmente, do pioneirismo na prestação de alguns serviços no mundo animal como, por exemplo, o funcionamento 24 horas por dia – única empresa da América Latina a oferecer esse tipo de comodidade para os possuidores de animais de estimação – disponibilização de pessoal especializado e devidamente treinado no atendimento dos bichos e seus donos. Além disso, a Pet Center Marginal também reformulou seu mix de produtos, oferecendo hoje 20 mil diferentes opções ao cliente, literalmente fazendo um cerco perfeito em torno de todos os desejos do consumidor – dos mais simples aos mais exóticos – levando praticamente às raias do quase-impossível haver um objeto do desejo entre aqueles que freqüentam nossas lojas e, na prática, não conseguir encontrá-lo nas nossas prateleiras.

Um dos setores que mais cresce neste segmento é a venda de animais de estimação. A Assofauna (Associação de Produtos e Prestadores de Serviços ao Animal) calcula que 64% das famílias brasileiras de classes A, B e C possuem algum tipo de bicho de estimação em casa, seja ele de quatro ou duas patas, ou daqueles que exibem barbatanas e guelras.

É importante frisar que o mercado de pet shops necessita de profissionais gabaritados financeira e administrativamente, o que não ocorre sempre. Atualmente, ainda existem muitas pessoas entrando no mercado por modismo, apesar de a tendência do setor ser cada vez mais a busca por profissionais altamente qualificados e que possam oferecer, com segurança, um bom atendimento a clientes e fornecedores. Ou seja, vai chegar a hora em que as próprias regras ditadas pelo mercado começarão a fazer uma seleção natural de quem está no ramo, priorizando sempre a qualidade total de produtos, atendimento e gerenciamento. Em um cenário como esse, as lojas que não possuírem uma estrutura fundada na responsabilidade e no bom atendimento, bem como nas boas relações com as empresas com as quais negocia, serão naturalmente deixadas de lado.

A inclinação que vem se avolumando na opinião dos especialistas do setor é a de que, em 2005, o conceito de franquias permeie a decisão dos investidores que desejam ingressar no segmento. E o próximo passo do Grupo Pet Center Marginal é justamente investir na expansão do sistema de franquia Bicho sem Grilos, oferecendo um conceito inovador que une qualidade, serviços diferenciados e preços competitivos.

Por Sergio Zimerman, coordenador geral da Pet Center Marginal
sergio@petcentermarginal.com.br

voltar...