Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Teckel (Dachshund)

De origem alemã, o Teckel, também conhecido como Dachshund (cão para caça ao texugo) ou Basset se apresenta em três pelagens: pêlo curto (Kurzhaar), pêlo duro (Rauhhaar) e pêlo longo (Langhaar). O pêlo curto é resultado do cruzamento da raça Bruno du Jura com o Pinscher. Este por sua vez deu origem as outras duas pelagens, o pêlo longo se originou no século XVII do cruzamento do pêlo curto com o Cocker Spaniel e o pêlo duro no fim do século XIX, a partir do cruzamento do pêlo curto com o Schnauzer, o Dandie Dinmont Terrier e o Terrier Escocês. O primeiro padrão foi redigido em 1879. O Deutscher Teckel Club foi criado em 1888. O padrão foi estabelecido em 1925.

Não existe outro cão com características semelhantes ao Teckel e por isso, esta raça tão especial, ganhou um grupo exclusivo, o Grupo 4 na nomenclatura F.C.I. Com três variedades de tamanho e três de pelagem, existem hoje nove diferentes tipos de Teckel.

Atualmente é tido como cão de companhia, mas era usado na caça, principalmente em tocas, utilizando uma técnica curiosa, por ser de baixa estatura, o Teckel consegue entrar na toca de sua presa e expulsá-la de lá, facilitando assim o trabalho do caçador. Inicialmente eram utilizados os de pêlo curto, porém, o pêlo duro passou a ser o preferido nas caçadas devido a proteção extra que a pelagem dá ao cão. Atualmente ainda é utilizado em caças, porém nas cidades passou a seu faro é útil no resgate de pessoas e busca de narcóticos.
De musculatura fortíssima, também são ótimos velocistas. Adoram correr e possuem um fôlego inesgotável. Adaptou-se bem na cidade, mas o exercício é indispensável para mantê-los saudáveis. Devem evitar correr em escadas, subir e descer locais altos comparados com sua estatura, como sofás, poltronas ou camas. Esse tipo de movimentação pode prejudicar sua coluna, devido ao seu longo comprimento, trazendo danos irreversíveis. Para que isso seja evitado, aconselhamos o uso de um pequeno banco ou almofada, como um degrau, auxiliando nas subidas e descidas em móveis. O fortalecimento da musculatura reduz as chances de ocorrerem problemas na coluna. Corridas em terreno plano são suficientes para mantê-los em forma.

O Teckel nem sempre apresenta bom temperamento. É muito independente não aceitando estranhos com facilidade, é lutador, dominante e não descansa enquanto não consegue o que deseja. Late com facilidade sendo um ótimo cão de guarda e alarme. O de pêlo curto é mais ativo, o de pêlo duro é mais rústico e caçador e o de pêlo longo é mais calmo. Todos devem ter desde filhote uma educação firme, mas com ternura.


Seu tamanho varia entre 26 e 37 cm, dividido em três catergorias:

  • Kaninchen, inferior a 3,5 kg
  • Anão, de 3,5 a 4 kg
  • Padrão, de 4 a 9 kg

    Sua pelagem divide-se em:

  • Pêlo curto, unicolor (fulvo, amarelo-fulvo, amarelo; todas as cores puras ou mosqueadas com pêlos pretos), bicolor (preto castanho, cinza, branco nas extemidades, cor de fogo com marcas sobre os olhos, dos lados do focinho, no peito, na parte superior dos membros, nas patas).
  • Arlequim, base da pelagem castanho claro, cinza claro, branco com manchas irregulares castanho escuro, amarelo, amarelo-fulvo ou preto,
  • Pêlo duro, todas as cores são admitidas.
  • Pêlo longo, a mesma pelagem que o pêlo curto.



  • Esta página é de responsabilidade de Larissa Mano e Paulo Bianco.
    Criadores e Proprietários do Canil Europa - www.geocities.com/canileuropa
    Fone: (11) 5631-5781 / 9395-4800 - canileuropa@yahoo.com.br