Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

SETTER IRLANDÊS

O Setter Irlandês é uma raça que destaca-se pela coloração e os aspectos de sua pelagem, sua docilidade e sua aptidão para caça. Este Setter é bem diferente do Setter Inglês, que apesar de serem os nomes muito parecidos, as características das duas raças são distintas. Vejamos...

ORIGEM E HISTÓRIA DA RAÇA

A origem do Setter Irlandês é muito antiga, datando muito anteriormente ao Setter Inglês. Não é muito esclarecida a história de suas origens. Acredita-se que o seu ancestral mais próximo seja o Pointer Espanhol, outras raças associadas é o Gordon Setter e, ainda, alguns entendidos da raça dizem ser originário de cruzamentos entre o Pointer Espanhol, Spaniel D'água Irlandês e o Terrier Irlandês.

Um cão da ilhota de Emerald, reconhecido como o único "cão passarinheiro" com pelagem vermelha e branca, popularizou-se na Irlanda como "Red Spaniel".

Originalmente o Setter Irlandês apresentava pelagem vermelha e branca. Nos plantéis de St. George Gore, Mr. Jason Hazzard e do Conde de Enniskrillen a pelagem vermelha era dominante e estes animais eram refugados e doados. Assim o setter vermelho se popularizou, mas somente na América é que estes animais começaram a ser selecionados para pelagem vermelha intensa, perdendo-se então a cor branca da pelagem. Nos dias de hoje, fora do Brasil podemos encontrar as duas variedades de pelagem.

Foi no Século XIX que a raça teve sua primeira aparição com coloração vermelha intensa, quando o senhor Charles H. Turner fez importantes importações de alguns exemplares, marcando definitivamente o futuro da raça nas Américas.

Embora esta raça seja excelente para a caça, ela foi sendo desenvolvida, ao longo dos anos, como raça de show, devido a sua beleza incomparável e extrema inteligência para acompanhar e executar atentamente as ordens de seus donos, característica esta, essencial para animais que se apresentam em pista. Foi sendo deixado de lado a sua característica de "cão passarinheiro", ficando presente apenas em poucos cães criados nos campos da Irlanda. Por causa disso acabou-se por se formar dois padrões, um pesado e mais corpulento utilizado em shows, e outro mais leve e ágil para caça.

Atualmente, os exemplares da raça Setter Irlandês são muito requisitados nas provas de agility e na terapia com crianças doentes.

NOME

O nome Setter vem do verbo "set" que no inglês significa apontar, e irlandês por sua origem. O cão desta raça aponta através dos seus movimentos e seu posicionamento o local exato da ave abatida.

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

As descrições do Setter Irlandês podem variar conforme a localização de seu kennel, isto é, pode ser diferente de uma cidade e ou país para outros.

O Setter Irlandês é muito utilizado para caça de faisões e codornas nos campos da Europa. Esta característica deve-se ao fato do animal ser muito ativo e inteligente podendo ser treinado para auxiliar na apreensão destes pássaros. A raça é essencialmente esportiva (cão de tiro), no campo é um caçador de movimentos rápidos e no lar é um animal muito doce e leal. Apresenta personalidade calma, de fácil convívio com crianças e adultos.

O desenvolvimento do aprendizado do cão pode ser lento, contudo, uma vez ensinado ele pode assimilar as lições executando-as por toda sua vida ser necessitar de manutenção.

Sua aparência geral é de cor vermelho mogno, com orelhas grandes e caídas, a pelagem mais longa predomina no peito, nas pernas, orelhas e cauda diminuindo em direção a ponta. O brilho característico e sedosidade invariável do pêlo do Setter é sempre o seu maior chamativo de beleza, necessitando, então, de maiores cuidados.

É um cão esguio, pesando entre 30 e 35 Kg.

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Como todas as raças que apresentam aptidão para atividades intensa e esportes, este animal deve receber uma alimentação bem balanceada, rica em boas fontes de proteínas e carbohidratos, capazes de suprir suas necessidades físicas e metabólicas.

A suplementação com Ômega 3 e 6 é muito boa para garantir a manutenção da pelagem do animal, uma vez que este é seu principal atrativo.

É uma raça extremamente ativa, necessitando de atividade física diariamente; quando o animal não tem sua energia canalizada adequadamente pode tornar-se, pois ele não para um minuto.

Visita ao Médico Veterinário, anualmente, para vacinações e avaliação geral são recomendadas. Para cães que são criados com a finalidade de caça; que estão sempre em contato com mata fechada, animais silvestres e outros relacionados; recomenda-se uma atenção especial quanto a presença de carrapatos, que facilmente podem ser adquiridos nas incursões do cão no mato. Estes parasitas são vetores de hemoparasitas que causam doenças severas aos cães.

CURIOSIDADES

  • Setter Irlandês pode apresentar pelagem de coloração negra, que é terminantemente proibida.
  • É considerado por muitos artistas plásticos como o mais belo dos cães, tanto parado como em movimento.



  • O cão fotografado nesta página é de propriedade
    do criador: José Machado de Campos Neto Tel.: (011) 4055-6422

    Esta página é de responsabilidade de DRA. ANTONIETA MARQUES CALDEIRA - Médica Veterinária.
    DOMVET CONSULTORIA VETERINARIA S/C LTDA.
    Fone: (11)6241-7549 - domvet@uol.com.br - www.domvet.com.br.