Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

RETRIEVER DO LABRADOR

O cão Retriever do Labrador é um animal que tem alcançado popularidade entre os amantes de animais de companhia. Isso deve-se ao fato desta raça ter características muito apreciadas pelo homem, que procura nos animais uma amizade incondicional.

Os primeiros exemplares quando surgiram, para os leigos, eram associados a qualquer cão vira-latas, em virtude dos Labradores apresentarem cor de pelagem e características físicas simplórias. Mas não é bem assim.

ORIGEM

No século XV, nas geleiras frias e inóspitas da cidade de Terra Nova, algumas frotas pesqueiras da Inglaterra que trabalhavam nas costas Canadenses, acabaram se instalando na região.

Há duas hipóteses:

a) estes pescadores levaram cães ingleses de porte médio, com pelagem curta e densa o que permitia a estes cães mergulhar nas águas gélidas,

b) os cães foram identificados pelos pescadores como hábeis para serem auxiliares na pesca dos peixes que escapavam das redes. Não se sabe se estes animais se misturaram aos nativos e deram origem a raça.

No início do século XIX o 2o Conde de Malmesbury viu exemplares destes cães com alguns pescadores oriundos da região de Terra Nova que estavam na Inglaterra para fazerem comércio de mercadorias. Este conde se encantou pelos cães e importou os primeiros exemplares. De 1865 á 1889 outros monarcas ingleses adquiriram muitos exemplares do Labrador e nesta ocasião que deu-se efetivamente a origem do Retriever do Labrador.

NOME

O nome "Labrador" não tem uma origem bem esclarecida e não é por causa da cidade que leva este nome, pois antes de ser chamado assim era chamado de St. John's uma localidade da Ilha de Newfoundland, de onde vieram os primeiros ancestrais da raça. Já o nome " Retriever" quer dizer "caçador de pássaros abatidos".

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

O Labrador enquadra-se na classe dos cães de caça. Apresenta-se como excelente nadador, podendo mergulhar em águas geladas sem que ao sair se forme gelo em sua superfície corporal. Como caçador tem a habilidade de apreender a presa sem danificar suas estruturas.

Seu padrão de raça é de porte grande, alcançando de 54 á 56 cm. de altura, estrutura física pesada, não sendo um cão molosso mas de musculatura forte e definida. Sua característica estrutural mais marcante é a sua cauda que é muito espessa na base e afunila-se no seu segmento, de comprimento médio e sem franjas.

A pelagem é densa, curta, sem ondulações ou franjas e áspera ao toque. Inicialmente estes cães tinham na maioria pelagem preta, algumas vezes amarelos e raramente marrom (chocolate) bem definido, atualmente os da cor amarela são os mais encontrados. É permitido uma pequena mancha branca no peito.

Fêmeas e machos não diferenciam quanto as habilidades apresentadas e demais características.

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

Por ser uma animal grande, como outras raças, está sujeito a doenças que acometem sua estrutura óssea como a Displasia Coxo-femural, necessitando assim de atenção quanto ao seu desenvolvimento e manutenção. Visitas anuais ao Médico Veterinária para vacinação e avaliação geral do animal são necessárias.

A Alimentação do animal deve ser feita com uma ração de boa qualidade e ele não deve ser alimentado em demasia, pois alguns exemplares da raça podem ter predisposição para ganhar peso. Uma suplementação de Ômega 3 e 6 é muito bem vindo para garantir uma pelagem sempre bonita e viçosa.

TEMPERAMENTO

O Retriever do Labrador destaca-se por ter temperamento muito dócil e estar entre os animais mais inteligentes. Sendo o cão mais indicado para desempenhar trabalhos como guia de cegos, busca e resgate de vítimas. Muito afeito ao convívio de crianças.

Não há qualquer ressalva a ser feita sobre o seu temperamento, que é invariavelmente agradável. Vale lembrar que todo animal, suas manifestações comportamentais, são reflexos da forma como ele é criado.




Os cães fotografados nesta página são de propriedade do
RS Kennel
Tel.: (019) 3258-1959

Esta página é de responsabilidade de DRA. ANTONIETA MARQUES CALDEIRA - Médica Veterinária.
DOMVET CONSULTORIA VETERINARIA S/C LTDA.
Fone: (11)6241-7549 - domvet@uol.com.br - www.domvet.com.br.