Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Braco Alemão - Pointer Alemão

O Braco Alemão de Pelo Curto também é conhecido como Pointer Alemão ou Kurzhaar.

A raça foi desenvolvida na Alemanha desde o século XVII por criadores que buscavam um cão que pudesse ser usado em diversos tipos de caçadas, tanto a animais de penas como de pêlo, fosse hábil apontador e, principalmente, rápido. Para desenvolver um cão com essas habilidades, os primeiros criadores utilizaram os pointers espanhóis, Foxhound - de quem herdou a velocidade - e Bloodhound, cuja herança foi o faro invejável. Segundo outras fontes, o Braco Alemão foi desenvolvido a partir de cruzamentos do Braco Italiano e de cães caçadores espanhóis.

De aparência elegante, tamanho menor e mais veloz do que o do Pointer Inglês, este versátil caçador foi levado para os EUA apenas na década de 1920, e logo tornou-se muito popular sendo apreciado pelos caçadores por sua resistência e energia.

Extremamente hábil na caça de patos, gansos e faisões, pode ser usado também na caça a animais de pelo e atua bem tanto na terra quanto na água. É um cão que foi desenvolvido para caçar perto do dono de quem espera os sinais para "levantar" a caça e trazê-la intacta. No Brasil, em função das restrições à caça na maioria dos estados, com exceção do Rio Grande do Sul, ainda é pouco conhecido.

PERSONALIDADE

Além de suas habilidades como cão de caça, o Braco Alemão é extremamente afetuoso, inteligente e obediente o que fez com que ganhasse destaque também como um animal de estimação. Talvez por isso, seja frequentemente descrito como possuidor de um grande 'senso de humor'.

É um cão de porte médio, e pode viver em apartamentos desde que seus donos possam proporcionar rotineiras sessões de exercícios e caminhadas para que tenham um desenvolvimento físico e muscular adequado. Sua energia e agilidade, o recomendam como companheiro de passeios de bicicleta ou mesmo cooper. Suas qualidades fazem dele um excelente praticamente de esportes como o agility, que aliam à resistência, grandes doses de agilidade e velocidade.

Sua pelagem curta exige poucos cuidados por parte dos donos, sendo necessária apenas escovação para manter seu brilho natural e evitar o acúmulo de pelos mortos.

Apesar de ser um cão extremamente afetuoso, é também bastante independente, não exigindo a presença constante do dono. No entanto, como praticamente todas as raças, não é um cão que deva ser deixado sozinho por longos períodos.

Por sua natureza sempre alerta, é um cão de alarme bastante eficiente, apesar disso não se caracteriza como cão de guarda.

São cães que convivem bem com outros cães e com crianças, a quem vão seguir e acompanhar em qualquer que seja a brincadeira. Por serem sólidos e muito fortes, conseguem agüentar bem mesmo as brincadeiras mais fortes das crianças.

OS FILHOTES

Assim como os dálmatas, os Bracos nascem brancos e apenas nas partes sólidas (como a cabeça) a coloração é perceptível. A coloração vai sendo definida a partir dos 10 dias, quando a pigmentação vai se completando.

Os filhotes são absolutamente incansáveis e adoram brincadeiras. Justamente por terem grande energia podem ser "arteiros" e precisam desde cedo que o dono imponha seus limites. Aulas de obediência são recomendadas, para que o proprietário tenha real domínio sobre o cão.

O instinto caçador do Braco Alemão é bastante forte. Assim, pode-se notar mesmo jovens, que durante as brincadeiras, os filhotes já são capazes de "apontar" a caça. Aprende com facilidade os hábitos de higiene e com uma energia invejável são capazes de passar horas às voltas com as brincadeiras, especialmente aquelas que "simulam" a atividade de caça, como correr atrás de objetos.

Para aqueles que pretendem utilizar suas qualidades para caça, recomenda-se um treinamento específico, uma vez que é necessário que haja um "timing" perfeito com o caçador.

PROBLEMAS COMUNS À RAÇA

O Braco Alemão é um cão rústico que tem poucos problemas de saúde.

Deve-se observar a alimentação dos cães, especialmente aqueles que não tem um alto nível de atividade para que não se tornem obesos.

Outro cuidado bastante importante é quanto ao piso, que não deve ser liso, o que pode causar um problema de angulação das patas chamado "jarretes de vaca". O ideal é que o piso seja áspero de cimento ou pedra para que o cão tenha firmeza ao andar.

Para cães que vivem em campos deve-se observar constantemente a presença dos carrapatos que podem transmitir diversas e graves doenças, chegando até mesmo a matar os animais por causa de hemorragias e mesmo anemias.




Esta página é de responsabilidade de
Mariana Saliola
Proprietária do CANIL DO BALACO BRACO
Tel.: (011)9126-0275
balaco@bracoalemao.com.br
http://www.bracoalemao.com.br/