Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Border Collie

O Border Collie é um cão de origem inglesa, fronteira com a Escócia. Raça desenvolvida por fazendeiros, pastores de ovelhas, teve todo o trabalho de aperfeiçoamento genético voltado para o pastoreio, há mais de 200 anos. Era chamado de Collie trabalhador, para distinguí-lo do Rought Collie (no Brasil conhecido por Collie - Lassie).

Estes homens da acidentada região fronteiriça inglesa, daí o nome Border (fronteira), tinham como preceito cruzar apenas os exemplares que mais se destacavam para o trabalho com ovelhas, escolhendo entre o plantel (cães da criação), os melhores pastores, resultando destes cruzamentos, exímios cães de trabalho. Esta condição era a principal entre os que desenvolviam a raça, e por causa da simplicidade destes fazendeiros, o Border Collie ganhou esta aparência rústica e exótica - que mais parece um "viralatinha" do tipo que geralmente vemos nas ruas - , mas ganhou também uma inteligência extraordinária, considerado pelo estudioso do comportamento canino, Stanley Coren, como o cão mais inteligente do mundo.


Dotado de extrema habilidade, o Border Collie atinge uma velocidade de mais de 70 Km/h, e por ser um cão de trabalho pesado, resiste ao cansaço enquanto trabalha, demonstrando muita disposição até terminá-lo.

De ótima tratabilidade, os Borders são talvez a única raça cujo padrão oficial permite várias colorações de pelagem e também, um olho de cada cor nos cães cuja pelagem seja do tipo "merle" (cor que se misturam várias tonalidades, sobre um fundo geralmente acinzentado).

É curioso a forma como os Borders são adoráveis, de ótima convivência com outros cães, eles são companheiros do tipo estar perto mas sem muito "nhênhênhê", ou seja, gosta de carinho, como todo cão, mas não solicita a mão do dono a toda hora. São cães de temperamento esperto, alerta, inteligentes, meigos e responsáveis, jamais nervosos ou agressivos.


Como são cães de trabalho árduo e contínuo, possuem muita resistência e disposição, portanto os interessados em adquirir o cão mais inteligente do planeta, precisarão acima de tudo, estar dispostos a longas caminhadas ou pelo menos, que "curta" entrosar-se com seu cão e juntos praticarem o AGILITY (modalidade esportiva onde cão e dono percorrem juntos um percurso de obstáculos, onde somente o cão tem que transpô-los num determinado tempo e com um baixo índice de faltas), por exemplo.


Vale a pena, os Borders são cães adoráveis e a aparência dele é cativante. Latem pouco e como todo cão de pelagem profusa, soltam pêlos, porém nada que uma boa e frequente escovadela não resolva.






Esta página é de responsabilidade de Marcello Alonso.
Criador e Proprietário do Canil Lord Manske - www.lordmanske.com.br
Diretor Regional - Sociedade Brasileira de Cinofilia
Sobraci - Ala Litoral - Juiz de raças.
Fone: (013)3426-8390 - canil@lordmanske.com.br