Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

SALUKI

Por ser uma raça pouco conhecida, estou sempre contando um pouco da história destes cães, que são provenientes do Oriente Médio. Considerados a mais antiga raça de cães domésticados, caçavam desde os tempos dos antigos egípcios e mesopotamicos e foram se espalhando pela Peninsula Árabica. Conhecido como CÃO REAL do EGITO, já era reconhecida como uma "raça distinta" desde quando Alexandre, "o Grande" invadiu a India. Eram tão estimados que seus corpos eram mumificados assim como os dos próprios Pharaos.

Como foram criados por tribos nômades do deserto, o seu habitat compreende a região que vai do mar Cáspio até o Saara e naturalmente apresentam variações em tamanho e pelagem, existindo os de pelo longo, e os de pelo curto. Graças à sua velocidade e aguçada visão eram usados pelos árabes na caça de gazelas.

Sua importância como provedor de alimentos para as tribos lhes garantia uma posição superior entre outros cães, dormiam nas tendas, onde tinham livre acesso e eram conhecidos como "El Hor", ou seja, "o nobre". Eram tão valiosos que nunca eram vendidos. Eram presenteados entre as tribos como forma de demonstrar apreço, respeito e laços firmados.

Teriam sido conservados graças aos esforços destas tribos nômades, que transmitiam os pedigrees de boca a boca, de geração para geração. Apesar da aparência aristocrática, são de forte constituição.

São extremamente apegados ao dono e não costumam obedecer a qualquer comando. O adestramento deve ser paciente e considerar as características da raça. Jamais deve-se usar métodos extremamente rigorosos.

São extremamente inteligentes, independentes mas muito fieis e DEDICADOS ao dono. Não são ideais para quem esperam um cão que obedeça prontamente aos seus comandos. Não é um cão considerado ideal para donos inexperientes. Precisam ser compreendidos na sua personalidade, exigem local espaçoso para que se exercitem, não podem ser deixados em locais não cercados (tem forte instinto de perseguição a qualquer "coisa" que se mova, inclusive o cãozinho do vizinho!!!). São altivos e adoram deitar em sofas e camas.

Trixie Belle é muito carinhosa e cumprimenta alegremente as pessoas que estão comigo. Mas não é um cão efusivo com estranhos. Nada agressiva, ela convive em harmonia com meus filhos, mas é ciumenta em relação aos meus outros cães. Sua dedicação é claramente voltada para mim, e ela faz questão de demonstrar que é um cachorro de um dono só. Muitissimo amorosa e dedicada a mim, costumo dizer para aqueles que se deixam envolver pela sua beleza, charme e dedicação, é difícil não se apaixonar por estes cães... quem gosta de Saluki, adora, é geralmente fanático pela raça. Como diziam os árabes, não são cães, são... Salukis !!!

É importante ressaltar que são cães especiais, que só devem ser adquiridos após pesquisa intensa (assim como deveria ser feito antes de se adquirir qualquer raça). No caso dos Salukis, deve-se conversar bastante com o criador e donos desta raça, pois não são cães que se adaptam a todos os tipos de pessoas. O Breeding também exige um cuidado especial, no sentido da preservação de uma raça tão antiga e particular. É um grande prazer e também muita responsabilidade criar uma raça tão antiga e peculiar quanto esta.



Esta página é de responsabilidade de Helena Pondé Dhelomme
Criadora de Saluki, Whippet e Pastor Belga de Malinois
E-mail: le1dhe@aol.com