Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

EXPOSIÇÕES DE CÃES - O QUE É, E PARA QUE SERVE

Exposições de cães para qualquer criador e estudioso de Cinofilia não é o que todos conhecem como FEIRA DE CÃES, onde os cães das mais variadas raças são expostos para venda de filhotes.

Exposições de Cães em Cinofilia é o julgamento de exemplares de determinadas raças, submetidos a apreciação de um juiz cinófilo, expert em Cães de Raças, e que dentre os exemplares apresentados, escolhe o melhor macho e fêmea da raça. Estes dois exemplares (macho e fêmea) concorrem então ao título de Melhor da Raça, ao Melhor de Grupo e ao Melhor da Exposição.

Grupo de Raças é a reunião de todas as raças caninas que executam o mesmo tipo de função ou trabalho, os seja, todos os cães pastores são reunidos no grupo de cães pastores, os cães de guarda, no grupo de guarda, os cães de caça num grupo, e assim por diante.

A escolha do Melhor da Raça, Grupo ou Exposição, é feita baseada na interpretação de um padrão oficial que cada raça possui.

O dicionário define como padrão "todo aquele que serve de modelo para feitura de outro", e na Cinofilia também é assim. O Padrão Oficial da Raça é uma descrição do tipo físico que a raça deve ter, ou seja, como seria a melhor conformação da cabeça, do tronco, das patas, da movimentação, enfim, no padrão é escrito todas as formas que o cão deveria possuir por pertencer a uma determinada raça. Aquele exemplar que melhor se aproxima ao padrão oficial da raça é conferido o título de melhor da raça e um certificado chamado CAC - Certificado para Aptidão ao Título de Campeão -, que é facultativo, o juiz dá o CAC se quiser, se achar que o tipo físico do exemplar em julgamento atende ao padrão.

Após a conquista de quatro CAC's para fêmeas e cinco CAC's para machos, o cão recebe o título de Campeão da Raça. Este título é a comprovação que o cão se aproxima muito do padrão da raça e portanto seus filhotes serão tão quase perfeitos quanto ele, pois, como todo ser vivo, não existe seres perfeitos, e com os cães não é diferente.

Todo cão campeão da raça favorece um preço diferenciado para seus filhotes. O macho campeão tem mais candidatas ao acasalamento que um cão sem título. Por este motivo, criadores de cães, levam seus cães a estes torneios e concorrem com seus cães a estes títulos, pois para os criadores, a exposição de cães é a vitrine da criação. O criador leva seus exemplares às Exposições de Cães para também ficarem conhecidos e poderem vender filhotes de qualidade, o mais próximo possível do padrão oficial da raça, a pessoas que pouco conhecem cães e principalmente, para perpetuarem o tipo físico ideal da raça que cria.

Esta página é de responsabilidade de Marcello Alonso.
Criador e Proprietário do Canil Lord Manske - www.lordmanske.com.br
Diretor Regional - Sociedade Brasileira de Cinofilia
Sobraci - Ala Litoral - Juiz de raças.
Fone: (013)3426-8390 - canil@lordmanske.com.br


voltar...