Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

A realidade é outra.

O mercado pet, acompanhando a tendência mundial, segue a todo vapor. Nos deparamos todos os dias com produtos inovadores, úteis, práticos, conscientes e outros com publico muito específico, seja ele pelo valor expressivo ou até mesmo pela sua especificidade de utilização. O que não se pode negar é que o mercado pet vive um de seus melhores momentos.

Grandes indústrias sejam elas nacionais, multinacionais e ou estrangeiras, investem esforço e dinheiro, no intuito de suprir as carências e necessidades do mercado veterinário de um modo geral.

Um ponto importantíssimo a ser lembrado é a situação do mercado nacional. Passamos por um período "áspero" onde o cenário nacional é de retração e concentração de investimentos pouco expressivos no mercado pet veterinário. Percebemos, cada vez mais, o consumidor em busca de produtos mais baratos, deixando um pouco de lado a excelência na qualidade do produto, se fixando muito mais no orçamento.

É um momento muito importante para que lojistas, proprietários de pet shops e clínicas veterinárias, fiquem muito atentos. Muitas vezes o consumidor espera ter suas necessidades atendidas de uma forma diferente da que encontra no mercado. É nesta hora que a excelência no atendimento pode "pesar" e muito.

Uma equipe bem treinada, com o propósito de transmitir informações e atender as necessidades dos consumidores com consistência e conhecimento sobre os produtos e ou serviços oferecidos, pode ser a formula do sucesso num período de retração da economia, como também em qualquer outra situação. O que o mercado está saturado de conhecer é um atendimento deficitário onde a transmissão de conhecimento é muito precária ou até mesmo não existe.

Se o seu estabelecimento não está estruturado para oferecer a especialização dos seus colaboradores, busque parcerias. Com certeza seu fornecedor terá interesse em transformar sua equipe em uma equipe rica em informações principalmente especializada em seus produtos. Todo mundo sai ganhando, seja a industria, a distribuidora, o pet/loja e o consumidor. A industria em parceria com seu distribuidor terá seus produtos ofertados em volumes maiores e mais dirigidos, o estabelecimento terá, além do reconhecimento de seus clientes e colaboradores, aumento de giro dos produtos, o que gera maiores vendas para ambos, e o cliente terá um atendimento diferenciado, criando fidelização e aumento de satisfação por ter suas necessidade atendidas.

Como dito anteriormente, a carência financeira é fator preponderante, nos cabe a tarefa de informar o consumir sobre os diferenciais dos produtos, a fim de demonstrar que o barato pode sair caro.

Chega de tratar o consumidor só como aquele que traz lucro, mal o sujeito passa na porta ele já é abordado com aquele "posso ajudar". O consumidor espera mais. Faça o possível para atender não só as necessidades, mas também, os seus anseios.

De que forma fazer isto?

A formula é simples.

"Se coloque no lugar do seu cliente".

Será que você gostaria de ser atendido como acabou de atende-lo? Será que fez as perguntas certas e que trazem respostas aproveitáveis? Será que ofereceu produtos que coincidissem com suas necessidades?

Mas para isso é indispensável ter uma equipe bem treinada e em sintonia com o mercado e seus consumidores cada vez mais exigentes. Esta pode ser a receita para superar os desafios e armadilhas do mercado.

Sucesso a todos.

Fabiano Gregolin.
Administrador de Negócios
Mestrando em Comunicação
(15) 9777-6812
fabianogregolin@uol.com.br

voltar...