Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Acessórios em Radiologia Veterinária

A área de radiologia veterinária é extremamente rica em acessórios, pois estes materiais contribuem na rotina diagnóstica na realização de exames radiológicos.

As principais funções dos acessórios radiológicos são:

* Posicionamento seguro para o animal.
* Radioproteção do profissional, auxiliar de sala e do animal a ser radiografado.
* Obtenção de posicionamento adequado do animal ( incidências ).
* Processos de revelação.
* Análise da imagem radiográfica.
* Outros.

Entretanto o conhecimento culto destes materiais é muito importante, justamente para que haja uma utilização correta usufruindo todos os benefícios que os mesmos podem oferecer, tanto para o tecnólogo em radiologia veterinária como para o médico veterinário.

A seguir relacionamos uma amostra sobre os acessórios mais utilizados em uma rotina de radiologia veterinária.

O avental de chumbo é fundamental para a radioproteção do profissional em sala de exames, o qual deve ser também oferecido para o animal e acompanhantes de sala.que auxiliam na imobilização do animal que será radiografado.
Os cilindros e cones de extensão para colimadores são utilizados quando se deseja localizar estruturas de interesse radiológico com evidência, alem de minimizarem a radiação secundária.
Luvas de chumbo são indispensáveis na radioproteção, evitando exposição da radiação ionizante nas extremidades do profissional ou acompanhante que estará segurando o animal ao ser radiografado com segurança.
O protetor tireóide é feito com malha de chumbo utilizado na região cervical do animal, profissional e acompanhante. Protege as glândulas tireóides contra a exposição e contaminação da radiação ionizante na realização do exame radiológico.
Óculos de chumbo é confeccionado para servir de proteção do cristalino contra a radiação ionizante . Para uso do profissional e acompanhante protegendo as retinas prevenindo de contaminação da radiação ionizante na realização do exame radiológico, acessório indispensável em radioproteção.
A lanterna de segurança tem o seu uso na sala escura de revelação para filmes radiográficos, permite uma visualização segura do filme durante a revelação.
Os lençóis de chumbo são utilizados na proteção radiológica da sala de raios-x.Em certos casos é confeccionado em tamanhos específicos para servir de divisor em chassis radiográficos, pois otimizam a àrea útil do filme radiográfico.
Termômetro para tanque de revelação mede a temperatura correta dos químicos utilizados na revelação de filmes radiológicos. É de fundamental importância para um bom padrão radiográfico.
A faixa de compressão é utilizada para se restringir o animal com segurança na realização de exames radiológicos, principalmente quando o animal está muito agitado, evitando a sedação farmacológica. E no outro plano apresentamos uma régua escanográfica, ou escanométrica como também é conhecida, é utilizado em casos de estudo na escanometria dos m.m.i.i do animal.
Identificador radiográfico eletrônico é utilizado dentro da sala escura para se identificar o nome do animal, bem como outras informações importante no filme radiográfico.
Divisores de chumbo são muito utilizados para que haja uma utilização operacional do filme radiográfico permitindo economia no uso do espaço físico da película radiográfica.
Chassis radiográficos são utilizados para armazenar o filme radiográfico.
Écran é uma película composta de tungstato de cálcio, o material fica dentro do chassis em íntimo contato com a película radiográfica, emitindo luz quando exposta a radiação ionizante.
Negatoscópio é uma luminária com luz intensa utilizada para uma avaliação mais precisa das radiografias.
Passa chassis é utilizada para a comunicação de chassis entre a sala escura e a sala clara.Armazena os chassis virgens.
Tanque de revelação é utilizado para armazenar os químicos de revelação para a película radiográfica.
Fimes para radiografia.
Os filmes são comercializados em vários tamanhos, sendo os mais importantes:
13x18cm, 18x24 cm, 24x30cm, 30x40cm, 35x35cm, 35x43cm.
Letras e números de chumbo são utilizados para identificar informações importantes pertinentes ao animal e o seu posicionamento na película radiográfica.
Régua com angulação, ou goniômetro é utilizada para radiografar estruturas de interesses que necessitem de angulação da ampola de raios -x, ou de pontos de referências anatômicas do animal.
Conjunto para histerosalpingografia é utilizado para se avaliar a estrutura uterina de animais.
Pinça para uretrocistografia é utilizada para se realizar uretrocistografia de animais.
Suporte para teleradiografia é utilizado para se radiografar o animal ortostático.
Espessometro é utilizado para se medir a estrutura da parte do animal a ser radiografada, auxiliando na confecção das técnicas radiológicas a serem administradas no animal.
A reveladora automática é o equipamento que revela a radiografia a seco. Alem de evitar o contato do profissional com os químicos, fornece uma padronização na qualidade radiográfica.
Os rolos conduzem a película radiográfica em todos os seus processos de revelação: Revelador - Fixador - Àgua e Secagem.


Links Relacionados:
www.irradiar.com.br

Autoria do Artigo:
Eraldo Carvalho: Tecnólogo em Radiologia Veterinária - irradiar@irradiar.com.br.

voltar...