Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Fórum
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Histórico do Mercado

O mercado de pet shop no Brasil é relativamente recente porém, tudo indica que o sucesso deste mercado em outras regiões do planeta esta próximo de acontecer em nosso país.

Fenômenos como a humanização dos animais de estimação, a qual esta diretamente ligada à evolução do consumo de produtos e serviços voltados para este novo tipo de consumidor, torna-se cada vez mais relevante enquanto atividade econômica. Resta agora saber qual tipo de canal será privilegiado pelos consumidores, uma vez que o potencial de mercado de animais coloca em cena novos modelos de lojas, cada vez mais diferenciadas, enquanto que outros canais ja consagrados (Hipermercado e Supermercado) também se preocupam com sua participação nesta evolução. Enfim, entender o comportamento de compra neste novo consumidor é primordial para saber qual e melhor decisão a ser tomada de forma não só de acompanhar o crescimento, como também aumentar sua permanência.

Segundo a Assofauna 63% das famílias brasileiras de classe A e B possuem animais de estimação e os consideram como membros da família. Este número passa para 64% quando se trata da classe C.

A população de animais de estimação cresce proporcionalmente ao número de pessoas. Mas a cada dia os bichinhos ganham mais espaços dentro das casas. As razões são diversas e quem mais ganha com isso são os pet shops. Além disso, o setor apresenta um crescimento médio de 17% ao ano, desde 1995. "O serviço não era muito difundido antes dessa época. Segundo a Assofauna, o mercado movimenta cerca de US$ 1,5 bilhões ao ano. Cerca de 25 milhões de cães, 11milhões de gatos, 4 milhões de pássaros e ainda 500 mil aquários no País - esses números correspondem aos animais domésticos que são os responsáveis por todo esse crescimento. Estima-se ainda que existem hoje na cidade de S. Paulo, Cerca de 600 mil cães sem donos. Uma pesquisa realizada pelo Euromonitor International intitulada Pet Food and Pet Care Products in Brasil 2002 revela que os acessórios para animais de estimação cresceu 185% de 96 à 2000.

Estima-se que 2005 o mercado alcance R$ 6,5 bilhões. O Brasil possui a terceira maior população de cães do mundo, ficando somente atrás dos Estados Unidos e China e 90% do volume de pet food é destinada a eles. Estima-se que em 3 anos o percentual de cães e gatos alimentados com ração no Brasil avance da atual faixa para 50%, para depois crescer a taxas menores.

Ainda hoje:

43% alimentam seus animais com comida caseira.
23% alimentam seus animais com alimento industrializados.
34% Misturam ambas.

Diante deste crescimento acelerado e mudança houve um descompasso entre o perfil do consumidor e a sua expectativa, frente ás lojas existente, dando margens então a entrada no mercado de novas lojas com o perfil de marketing de relacionamento.

Atualmente dentro de nossa visão de consultoria, enfatizamos a ótica de olharmos as lojas pet shop como terapia e relacionamento e como conseqüência de um bom trabalho a fidelização, e comercialização dos produtos.

Ressaltamos que o tripé para o sucesso do negócio é:

Produto de qualidade, inovação e marketing de relacionamento, sendo este ultimo item que representa maior peso no desenvolvimento do ponto.

CONSULTORIA PALMA
Eraldo Palma - Celular: (11) 9885-0210
Elizabeth Palma - Celular: (11) 9625-5170
Marco Antonio da Rocha - Celular: (11) 8112-2957
Rua José Albano, 70 Pirituba - São Paulo / SP
Fone: (11) 39721941 / Site: www.palma.com.br
E-mail: palmapet@pop.com.br

voltar...